Quando Edileine Paula Miranda dos Santos foi contratada pela OAB Paranaguá, há 25 anos, sua ferramenta de trabalho era uma máquina de escrever Olivetti. Da pequena sala alugada que dava suporte à advocacia, à esperada inauguração da sede própria da subseção, muita coisa mudou. A tecnologia avançou, a sede cresceu.
A assistente administrativa acompanhou todas as mudanças ao lado da advocacia parnanguara. “Quando comecei, estavam inaugurando uma pequena sala, que seria por alguns anos a sede da subseção. Era a gestão do advogado Milton Luiz Saif”, recorda. De lá, Edileine foi para a Sala da OAB no Fórum Cível e, na gestão de Dora Maria das Neves Schuller, para a sala do Fórum Criminal, onde trabalhou por 13 anos. Desde então, se divide entre as demandas da Secretaria e da Tesouraria na sede da subseção.
Assim como os outros funcionários com mais de 20 anos de casa, ela conhece bem o ofício. “Quando gostamos do que fazemos é fácil”, diz. “A OAB é uma casa. A vida da gente é praticamente aqui. Amo o que faço”, afirma.
Em 2013, quando a OAB Paranaguá inaugurou a sede própria, Edileine também estava lá. A realização da advocacia foi dela também. “Acompanhamos toda a luta da Dra. Dora Schuller para viabilizar a construção da sede. Este espaço era muito esperado. Passamos por tantas salas alugadas. Conseguir a sede própria foi uma realização”, destaca.
Reconhecimento
A funcionária foi homenageada pela OAB Paraná na noite de quarta-feira (13), durante a sessão solene de posse da nova diretoria da OAB Paranaguá. A seccional reconheceu publicamente os 25 anos de Edileine à instituição. “As lutas só alcançam vitórias a partir do respaldo dos colaboradores que nos auxiliam. Homenagear significa comemorar a lealdade, a dedicação e a concretização das bandeiras que desfraldamos. É uma ótima maneira de dizer muito obrigado”, afirmou o presidente da seccional, Cássio Telles.
“Edileine é uma referência para os mais de 800 advogados inscritos na OAB Paranaguá. Muito proativa, incansável, nos ajusta no que for preciso. É merecido este reconhecimento”, pontuou o presidente da subseção, Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho.
“Busca-se em uma secretária qualidades como competência, eficiência, organização. Edilene, além destas qualidades tem outras que poucos seres humanos podem se orgulhar de tê-las: lealdade, humildade, integridade, dignidade, um profundo respeito pelo ser humano. Nunca vi, nestes longos anos de Ordem, a Edilene dizer “não fiz, não sei, não posso”. Admiração e respeito profundos por este ser humano que respira e exala integridade e dignidade”, destacou a conselheira estadual Dora Maria das Neves Schuller, ex-presidente da OAB Paranaguá.