Fachin toma posse como ministro titular do TSE

O ministro Luiz Edson Fachin tomou posse nesta quinta-feira (16/8) como integrante titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fachin já ocupava uma vaga de ministro substituto na corte, mas com a saída de Luiz Fux, que encerrou seu mandato de quatro anos, passa agora à condição de efetivo.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, prestigiou a posse (foto), realizada momentos antes da sessão administrativa do TSE. A presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, conduziu a cerimônia e destacou a “cultura jurídica, o conhecimento técnico, a experiência, o equilíbrio e a fidalguia” de Fachin.

Embora nascido no Rio Grande do Sul, o ministro Fachin construiu sua carreira jurídica no Paraná, militando na advocacia e lecionando na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na última sexta-feira (10/8), ele esteve na sede da OAB Paraná para a conferência de encerramento do IX Congresso de Direito Tributário do Paraná.

Com informações do CFOAB.

 

 

Na noite de terça-feira (14/8), o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, prestigiou no TSE a posse dos ministros Rosa Weber, Luis Roberto Barroso e Jorge Mussi como presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, respectivamente.

Em seu pronunciamento, Lamachia destacou que jamais a democracia brasileira dependeu tanto da firmeza, serenidade e bom senso do Judiciário. “A política tem de ser a solução, e não a origem dos problemas. Não há democracia sem política, e não há política sem políticos. Precisamos, sim, aperfeiçoá-la para a construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária”, afirmou.