Os limites da publicidade, as prerrogativas, sociedade de advogados, incompatibilidades e impedimentos, a OAB e a sua estrutura, natureza jurídica e fins institucionais são temas do curso “Ética do Advogado – Estatuto da Advocacia e da OAB”, que a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná promove este mês. A programação será dividida em nove tópicos, que serão abordados nos dias 25, 26 e 27 de novembro. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site da ESA (clique aqui).
O curso integra a série que a ESA irá promover em todo o estado com o objetivo de orientar o advogado e o acadêmico de direito acerca da ética profissional, abordando os principais pontos do Estatuto da OAB. A iniciativa foi idealizada pelo corregedor-geral da OAB Paraná, Odair Vicente Moreschi, visando à redução do número de processos disciplinares na Seccional. No final de outubro Moreschi abriu a série com uma palestra sobre ética na advocacia para os alunos do 5º ano de Direito da Universidade Paranaense (Unipar) – Leia mais.
“A ESA abraçou a ideia porque o aspecto ético da formação do advogado é nossa preocupação. Nossa missão é levar ao advogado o conhecimento e a ética. Sabemos que muitos profissionais cometem uma infração por desconhecer o Código de Ética da OAB. Por isso queremos orientar advogados e alunos o 5ª ano de faculdades de Direito, que estão prestes a fazer o Exame de Ordem, sobre os limites éticos da profissão. O advogado que atuar com ética certamente terá sucesso ”, explicou a coordenadora da ESA, Rogéria Dotti.
Em Curitiba, o tema será tratado pelo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná, Renato Nielsen Kanayama; pelo advogado integrante do TED e presidente da Comissão de Direito à Saúde da Seccional, Martim Afonso Palma; e pelo advogado Paulo Afonso da Motta Ribeiro, membro do TED e professor.