A OAB Paraná inaugurou nesta terça-feira (11) a Sala da OAB no Fórum Cível de Fazenda Rio Grande. O espaço foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e passou por uma revitalização, garantindo mais conforto e melhor estrutura para a advocacia.
Com 24 m², a sala conta com quatro estações de trabalho, posicionadas de maneira a facilitar o fluxo de pessoas no local, além de computadores novos e internet de alta velocidade. O balcão de atendimento foi ampliado e uma pequena área com poltronas foi criada para que os advogados possam aguardar o atendimento.
O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou que a nova estrutura garante o apoio efetivo que o advogado precisa para exercer suas atividades. “É uma satisfação entregar mais esta sala”, disse, lembrando das outras unidades recém-inauguradas no TJ-PR, no Fórum Trabalhista e nas cidades de Foz do Iguaçu, Campo Largo, Bocaiúva do Sul, Pato Branco, São João e Palmas.
“Cumprimos, assim, a promessa de melhorar a estrutura para bem receber os nossos colegas. São 68 mil advogados ativos no Paraná. Atender os anseios de todos não é tarefa fácil, mas graças ao trabalho abnegado dos voluntários que atuam na OAB temos cumprido esta missão”, disse.
Para o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, a inauguração da sala consolida o trabalho da gestão de priorizar a atividade do advogado em seu dia a dia. “A ideia é auxiliar o advogado no desempenho de sua função. Que ele possa trazer seu cliente e trabalhar com dignidade. Essa é a nossa missão maior, dar condições para que o advogado possa exercer bem a sua profissão”, disse.
Em tom de agradecimento, o presidente da subseção de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola, destacou a atuação da OAB e da advocacia local em prol da concretização do pleito. Ele enalteceu também o trabalho realizado pela advocacia dativa no local e lembrou que Fazenda Rio Grande necessita com urgência de uma Vara do Trabalho.
“Gostaria, em primeiro lugar, de parabenizar a Ordem pela atuação. É um órgão pujante, que sempre está se reinventando e se aperfeiçoando. A subseção de São José dos Pinhais solicitou e nós tivemos a chance de dar este espaço. É uma satisfação para nós estar aqui acompanhado mais esta realização da OAB”, destacou o juiz diretor do Fórum do Foro Regional de Fazenda Rio Grande, Fabiano Berbel.
Homenagem – O novo espaço leva o nome do advogado Fábio Luiz de Ramos. Natural de Fazenda Rio Grande, Ramos faleceu em 2017, aos 37 anos. Ele foi vítima de um infarto fulminante, um dia após o nascimento do filho. Os colegas presentes enalteceram a seriedade, o compromisso e a dedicação de Fábio Ramos à advocacia. A sessão foi acompanhada pela família do homenageado.
O município de Fazenda Rio Grande faz parte subseção da OAB de São José dos Pinhais e tem 138 advogados ativos. O novo espaço agradou os profissionais que atuam na Comarca, que agora conta com mais estrutura para trabalhar. “A sala ficou muito boa, no mesmo segmento das outras salas inauguradas. É um ótimo espaço. Pelo menos três vezes por semana estou aqui”, avalia a advogada Vanderleia Barbosa.
Para a advogada Joseane Silva, que acompanhou o pleito desde o princípio, a sensação é de dever cumprido. “Era um pedido muito antigo, mas tínhamos uma dificuldade muito grande em relação ao espaço. Junto ao juiz diretor do Fórum iniciamos as tratativas para a cessão do espaço. Foram três anos de insistência e muito trabalho, então é uma felicidade muito grande”, relatou a advogada.
A sessão contou ainda com a presença do prefeito do município Marcio Wozniack, da coordenadora da Câmara Setorial de Advogados da Associação Comercial de Fazenda Rio Grande, Renata Doná, além dos advogados que atuam na Comarca.