Especialista fala sobre consumo sustentável em palestra da ESA

Consumo sustentável e gerenciamento de resíduos foram temas de palestra na segunda-feira (3) na sede da OAB Paraná. O curso ministrado pelo engenheiro e ativista na área ambiental Antonio Henrique Candeias (foto) teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre o problema crescente provocado pelos resíduos e seu descarte inadequado.

Durante a palestra, o mestrando em Gestão de Resíduos Sólicos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abordou aspectos como a história da limpeza urbana, o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental, a lei 9605 de crimes ambientais, a recialcagem e compostagem de resíduos, entre outros aspectos relativos ao tema.

“O crescimento acelerado da população, somado ao crescimento do hábito consumista e de uso intensivo de descartáveis da sociedade, resulta na produção diária dos mais diversos tipos de resíduos e seu descarte inadequado. Estudos apontam que um crescimento de 10% da população implica no aumento de 47% da produção de resíduos. É um dado alarmante”, enfatizou Candeias.

 De acordo com Candeias, a gestão de resíduos deixou de ser um problema do Estado apenas. “Trata-se mais do que nunca de um problema da sociedade. É responsabilidade do cidadão ajudar neste processo. Há 15 anos o tema encontrava resistência de muitos setores da sociedade. Era dificil falar em resíduos e atrair a atenção das pessoas. Mas este quadro está mudando. Agora, mais do que nunca, o assunto gera interesse ”, explicou. A palestra foi promovida pela Escola Superior de Advocacia (ESA). 

Agenda
Neste mês de outubro, a escola leva às subseções de Umuarama e Londrina o curso “Benefícios Previdenciários: Aspectos Previdenciários ”. Durante os encontros serão abordadas as  principais questões do contencioso judicial em matéria de concessão de benefícios previdenciários do regime geral de previdência social.

O curso será ministrado pelo procurador federal, Alberto Rodrigo Patino Vargas. Destaque também para o curso de Inglês Jurídico que chega a Ponta Grossa nos dias 14 e 15 de outubro. Os participantes irão desenvolver suas habilidades de ler e produzir textos jurídicos, bem como tratá-los. 

Os aspectos práticos das ações indenizatórias serão tema de curso ministrado em Curitiba, em quatro encontros com o o juiz de Direito e presidente da 2ª Secretaria Privativa do Tribunal do Júri da Capital, Daniel de Avelar Ribeiro. O curso irá abordar as principais inovações advindas da microrreforma processual de 2008, em especial, a partir da vigência da Lei n. 11.689, de 09 de junho de 2008. Mais informações sobre a escola estão disponíveis no site www2.oabpr.org.br/esa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *