O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região promove nesta sexta-feira (26/4), das 14h às 16h, o painel “Escravidão moderna, extração de elementos para fabricação de eletrônicos e obsolescência programada”, fechando uma série de quatro painéis integrantes da programação 2023/2024 do projeto Multiplicando Sustentabilidade. Em formato on-line, o painel será transmitido pelo canal do TRT-PR no Youtube.
O tema será abordado pela servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) Cristiane de Melo Mattos Sabino Gazola Silva, graduada em Jornalismo e em Direito com especializações em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e em Economia do Trabalho; e pelo procurador do Trabalho Tiago Muniz Cavalcanti, doutor em Direito. Tiago foi coordenador nacional de erradicação do trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho (MPT) e pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Escravo Contemporâneo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As juízas coordenadoras do Programa Trabalho Seguro no Paraná, Ana Paula Sefrin Saladini e Márcia Frazão, serão as mediadoras.
O projeto é desenvolvido pela Seção de Sustentabilidade do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) e pelo Programa Trabalho Seguro. A proposta insere-se na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e no Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2021-2026, em seus objetivos voltados à promoção do trabalho decente e da sustentabilidade.