Empossada a nova diretoria da OAB Paranaguá

A nova diretoria da OAB Paranaguá tomou posse nesta terça-feira (26), em sessão solene realizada na sede da subseção. Os trabalhos da gestão 2022/2024 ficarão a cargo do presidente José Antonio Schuller da Cruz,  do vice-presidente Bruno Maidl, da secretária-geral Nataly Noronha de Lima Rosa, da secretária-geral adjunta Sibele de Souza Silva e do tesoureiro Nilson dos Santos Wistuba.

A posse festiva foi prestigiada pela presidente da seccional, Marilena Winter. “Paranaguá guarda a honra de ser berço do primeiro advogado a atuar no Paraná: José de Oliveira Fagundes, feito advogado pela Universidade de Coimbra, em fins do século 18, e imortalizado como defensor de inconfidentes mineiros. A causa, contra a Coroa Portuguesa, era dificílima. Para dez deles, Fagundes logrou comutar a pena capital em degredo perpétuo. Esse denodo do pioneiro diz muito do espírito da advocacia parnanguara: lutar até o último recurso por aqueles que representa”, afirmou Marilena, ao citar trecho do livro “Da poeira & lama à nuvem”, de Ernani Buchmann. 

“Exatamente 200 anos depois do nascimento de Fagundes, em 1978, é que a subseção da Ordem foi instalada em Paranaguá, tendo Hugo Pereira Correa como seu primeiro presidente. Sucederam-no Wodziemiecz Ervinio Nizio, Milton Luiz Saif, Paulo Charlub Farah, um brioso representante da advocacia pública, Dora Schuller, com suas três gestões, a evidenciar que a advocacia parnanguara não apenas confiou a subseção a uma mulher, mas aprovou sua gestão, reelegendo-a duas vezes, e, mais recentemente, Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho, que esteve à frente da OAB Paranaguá por duas gestões, de 2016 a 2021”, prosseguiu Marilena.

“Eis que a missão tão bem cumprida até aqui cabe agora ao Dr. José Antônio Schuller da Cruz. E, para felicidade de todos nós, chega num tempo primaveril, deixando para trás dois anos de intenso isolamento pela pandemia. Neste dia tão importante para a OAB Paranaguá, portanto, celebramos nossa força, mas ainda mais essa oportunidade de recomeçar com revigorada tenacidade a luta por novas conquistas, sem jamais abrir mão dos princípios fundamentais que norteiam a advocacia. Fomos, somos e sempre seremos defensores das liberdades, da democracia e da justiça”, disse Marilena.

União

O presidente destacou que sua gestão conta com a união dos dirigentes e conselheiros dispostos a perseguir um objetivo comum. “Somos um grupo heterogêneo, com ideias e pensamentos próprios, mas quando se trata das questões institucionais somos um grupo coeso e harmônico, onde lapidamos nossas diferenças e seguimos em apenas um único caminho, que é o fiel cumprimento das finalidades da OAB e a prestação de bons serviços para o fortalecimento e valorização da advocacia”, disse.

José Antonio Schuller enfatizou que um dos desafios prementes é a melhoria da estrutura do Poder Judiciário e da própria OAB nas comarcas para imprimir uma maior celeridade processual, assim como maior comodidade para os advogados poderem exercer plenamente as suas prerrogativas profissionais. O presidente citou a comarca de Pontal do Paraná, que reclama investimentos urgentes e inadiáveis em infraestrutura e pessoal. “Em Paranaguá, embora, tendo sido realizada a ampliação de mais um fórum, o Fórum Cível, e dotados ainda de um Fórum da Justiça Federal e do Trabalho, possui ainda uma carência de mão de obra para dar vazão às demandas, e que também acompanham as comarcas de Guaratuba e Matinhos. Nas comarcas de Morretes e Antonina, os fóruns acanhados não oferecem espaço para comportar uma sala da OAB conforme preconiza o art. 7º, § 4º do EOAB”, relatou.

Confira aqui a íntegra do discurso de José Antonio Schuller da Cruz

 

Fotos: Ebenezer Pires