Em visita à OAB , Kfouri confirma construção do novo Fórum Cível

A sessão do Conselho Pleno da OAB Paraná, realizada nesta sexta-feira (10), em Curitiba, encerrou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto. O presidente do TJ expôs aos conselheiros estaduais os projetos do Poder Judiciário estadual para os próximos dois anos. Kfouri confirmou a decisão do Tribunal de Justiça de construir, num prazo de 12 a 14 meses, um novo prédio para o Fórum Cível de Curitiba e também anunciou a construção de 25 novos fóruns no interior do estado.

O novo Fórum Cível da capital terá espaço para 33 varas e ocupará uma parte da área reservada ao Centro Judiciário, no bairro Ahú. A obra terá custo bem inferior à estimativa do Centro Judiciário. “Estamos dando uma solução intermediária. Aproveitaremos o projeto do prédio do Tribunal Regional Eleitoral, com algumas adaptações”, disse.

Miguel Kfouri confirmou ainda a instalação de 13 novas varas: quatro varas da Fazenda Pública em Curitiba, duas da Fazenda Pública em Londrina, uma Cível e outra da Infância e da Juventude em São José dos Pinhais, uma Cível em Guarapuava, duas Cíveis em Colombo e duas em Almirante Tamandaré.

O presidente apresentou números que compõem o orçamento anual do Tribunal de Justiça: R$ 1 bilhão e 136 milhões, sendo 92% gastos na folha de pagamento de 7.218 servidores e 2.083 estagiários. O TJ conta ainda com os recursos do Funrejus (R$ 340 milhões em caixa), que está financiando os investimentos em informática e os gastos com terceirização de serviços; e do Funjus (R$ 75 milhões), que está financiando a estatização de escrivanias. Kfouri também destacou propostas para melhorar o processo eletrônico e o horário de atendimento nos fóruns.

Visita – Miguel Kfouri Neto foi recebido pelo presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, que destacou a importância do representante do Poder Judiciário estadual vir até à Ordem. Para Glomb, o gesto do presidente do TJ é um testemunho da atenção que dispensa aos advogados. “A sua presença é reveladora mais uma vez dessa disposição de sempre buscar soluções, sabendo que advogados, juízes e desembargadores caminham juntos por uma Justiça melhor”, afirmou.

Em nome dos conselheiros, João Ricardo Cunha de Almeida destacou o ineditismo da vinda de um presidente do TJ ao Conselho Seccional. “Seu gesto representa uma gratificação pelo nosso trabalho nesse Conselho”, disse.

Miguel Kfouri retribuiu dizendo que foi uma honra ter vindo à OAB e que os advogados representam “a massa crítica” do Judiciário. “Respeito esse papel crítico que faz parte da trajetória histórica da OAB. O melhor relacionamento é esse: o relacionamento pautado na colaboração e nessa abertura de espírito”, afirmou.