Em sessão solene conduzida pela secretária-geral adjunta da seccional, Roberta Santiago, a OAB Paraná recebeu 67 novos advogados em seus quadros na manhã da terça-feira (21/5). A solenidade contou também com as presenças do conselheiro estadual Leandro Murilo e da coordenadora das Comissões da OAB Paraná, Rafaela Küster.
Roberta Santiago acolheu os novos integrantes dos quadros da instituição pedindo que jamais esqueçam de exercer a advocacia com ética e responsabilidade. “O percurso não é fácil, os embates, as decisões, mas quando nos sentimos felizes e realizados com a nossa profissão, somos capazes do impossível. Inspirem-se nas pessoas que admiram, mas jamais se comparem. Cada um de vocês têm um dom, usem
explorem esse dom”, disse.
A saudação aos novos advogados ficou a cargo da advogada Rafaela Küster, que aconselhou posturas que os profissionais em início de carreira devem adotar para crescer na profissão, entre elas o estudo, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e o networking.
“O direito é a alternativa que o mundo concebeu no lugar da força bruta. A nossa profissão consiste em transformar emoções em palavras, interesses em razão, em busca do que é certo e legítimo”, disse. “É preciso correr atrás. Ter determinação e paciência. Muitas vezes será necessário retornar ao ponto de partida e recomeçar. A advocacia é uma profissão recompensadora e cheia de oportunidades de crescimento”, disse Rafaela Küster.
Novos advogados
O evento reuniu advogados e advogadas de Curitiba e Região Metropolitana, Maringá, Apucarana, Pato Branco, Prudentópolis, Ponta Grossa e Paranavaí. A advogada Laura Beatriz Gurski fez a leitura do juramento da advocacia e os advogados Leidilane Lino Santos e Matheus Carvalho dos Santos a saudação em nome dos colegas.
Leidilane Lino Santos citou Santa Teresa D’Ávila para falar do percurso desafiador: “É justo que muito custe o que muito vale”. “E como custou, não, meus caros? Cada um aqui presente sabe quanta resiliência e persistência foram necessárias. É verdade que custou muito. Mas porque a advocacia vale muito. Sinto que cada esforço valeu a pena”, destacou.
“Esta é uma conquista coletiva, que representa anos de estudo, esforço e dedicação. Hoje compartilhamos não apenas o orgulho de ser advogado, mas também dividimos a responsabilidade sobre esta escolha”, disse Matheus Carvalho dos Santos. “É o sentimento de justiça que nos trouxe até aqui e seguirá nos levando nos próximos anos de carreira”, completou.