Em reunião com o presidente do TRT9, advocacia de Loanda enaltece serviços prestados pela Vara itinerante

Representantes da OAB Loanda se reuniram esta semana com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Célio Horst Waldraff , que esteve presente na cidade para acompanhar os trabalhos da Vara Itinerante.

Além de Loanda, a atividade desenvolvida pela unidade atende os municípios de Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Monica e São Pedro do Paraná, sendo constituído por três Comarcas na Justiça Estadual, dividas em Loanda, Santa Isabel do Ivaí e Nova Londrina.

Na oportunidade, a advocacia local agradeceu o presidente da Corte pelos bons serviços que vêm sendo realizados pela Vara Itinerante. “Ressaltamos também a relevância dos serviços e a importância da sua manutenção”, destaca o presidente da subseção Roni Zangari. O advogado também entregou ao desembargador Célio Horst Waldraff um ofício elaborado pela subseção com informações das principais características da região.

No documento, a OAB Loanda destaca que “o funcionamento da Vara Itinerante tem extrema importância, considerando que a região é um importante polo industrial na fabricação de metais sanitários, sendo considerado entre os maiores polos nacionais, e ainda pela longínqua distância entre os menores municípios e a Vara do trabalho de Paranavaí”.

“A região também vem apresentando um grande desenvolvimento no Turismo estando entre os maiores investimentos do Paraná. A região é também polo estadual da Mandioca, existindo além do trabalho na lavoura, como nas inúmeras Fecularias existentes nos Municípios de Loanda, Nova Londrina e Querência do Norte, que também é reconhecida como a Capital do Arroz como um dos maiores produtores. E a cidade de Santa Isabel do Ivaí é reconhecida como capital da Laranja diante da grande produção rural”, diz trecho do ofício.

Além disso, destaca que a região que abrange a jurisdição daquela Vara Itinerante conta com uma extensa área de produção rural e de trabalho agrícola, e com isso a população atendida atinge principalmente pessoas carentes e sem condições financeiras de acesso ao judiciário, muito menos fazer grandes deslocamentos para buscar seus direitos (veja a íntegra do Ofício aqui)

Também presente na sessão, o Procurador do Município, João Paulo Russo, reiterou ao presidente do TRT9 o compromisso do Município de Loanda em contribuir para as atividades da Vara Itinerante. Também esteve presente o Juiz do Trabalho Fábio Adriano de Freitas.