A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou na manhã desta terça-feira (4/7) da posse dos novos membros do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná (COPEDH) para o biênio 2023/2025. A OAB Paraná tem assento permanente no colegiado e está representada pelos conselheiros Anderson Rodrigues Ferreira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da seccional, e Ana Lúcia Munhoz de Oliveira, secretária adjunta da comissão.
Ao saudar os novos integrantes do conselho, Marilena Winter destacou o espírito democrático do conselho ao reunir paritariamente órgãos da sociedade civil e dos três poderes. “São múltiplas vozes a serviço de uma belíssima tarefa: garantir que os direitos humanos sejam mais que a letra da lei. Que sejam as balizas do nosso cotidiano”, disse.
Sobre os desafios, a presidente da OAB Paraná lamentou que os direitos humanos sejam vistos com desconfiança por alguns setores da sociedade. “É preciso insistir. Resistir. Garantir que o preconceito e o desconhecimento não nos impeçam de criar um ambiente de inclusão e proteção para todos”, afirmou.
União
O conselheiro Anderson Rodrigues Ferreira participou da cerimônia de forma remota e reiterou o seu compromisso de unir esforços para garantir a proteção e promoção dos direitos fundamentais de todas as pessoas. “Seja no combate à discriminação, na busca pela igualdade de gênero, na defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade, ou em tantas outras questões cruciais, estaremos juntos”, disse.
Anderson Rodrigues enfatizou a importância da união no trabalho do conselho. “Acredito firmemente que a força de um conselho como este reside na união de seus membros, nas diversas experiências e perspectivas que cada um traz consigo”, apontou.
A conselheira Ana Lúcia Munhoz de Oliveira disse sentir-se honrada pela oportunidade de representar a OAB Paraná nesse importante espaço. “Agradeço a confiança e firmo o compromisso de ampliarmos a defesa das várias pautas que compõem o grande guarda-chuva protecionista dos direitos humanos”, declarou.
O Coped
Instituído pela Lei 11.070/1995, de 16 de março de 1995, o Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Justiça e Cidadania.
Trata-se de um órgão de caráter permanente, autônomo, deliberativo e paritário, que conta com a participação de representantes do governo do estado e de organizações não governamentais – ligadas a defesa dos direitos humanos.
O Conselho tem por principal atribuição a formulação e a fiscalização das políticas públicas de proteção dos direitos humanos e da cidadania.