A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, proferiu palestra nesta segunda-feira (6/6) para os alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, sobre “O papel do direito para a democracia”. Marilena participou da mesa de debates ao lado do procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia (on-line), do professor Wallace Corbo, e da advogada Gisele Szmidt, presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB Paraná.
O evento integra a programação da “Semana da Calourada”, organizada pelo Centro Acadêmico Hugo Simas.
Ao se dirigir aos calouros, Marilena lembrou que já esteve naquele no mesmo lugar, o Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, instituição pela qual se formou. A presidente da OAB Paraná expressou os sentimentos que nutriam a sua geração. “Fomos a primeira turma de Direito formada após a promulgação da Constituição de 1988. Éramos uma geração cheia de sonhos, que vislumbrava novas possibilidades na profissão, pois tínhamos uma nova Constituição com promessas de igualdade”, relatou.
Marilena enfatizou sua condição de ser a primeira mulher a presidir a OAB Paraná em 90 anos de história, como resultado de um processo de conquistas que começou naquela época. “Há pouco tempo ainda não acreditávamos que isso poderia se concretizar, assim como não imaginávamos que teríamos a primeira pessoa trans como presidente de uma comissão da OAB”, destacou, referindo-se à advogada Gisele Szmidt.
“Depois de termos efetivados muitos avanços, hoje estamos preocupados com os retrocessos”, lamentou, conclamando os futuros advogados, magistrados e promotores a assumir a missão de lutar pelo direito e pela democracia. “Construir uma democracia efetiva é tarefa complexa. Mas nosso verbo não é esperar, é esperançar”, disse, citando Paulo Freire.
Marilena Winter mostrou para os estudantes os laços que unem a UFPR e a OAB, desde a criação das duas instituições. “ A OAB Paraná, sabemos, deriva do Instituto dos Advogados do Paraná, fundado há exatos 105 anos, a 10 de junho de 1917, por Pamphilo Velloso D´Assumpção. Foi também Pamphilo D´Assumpção, com seu espírito visionário, que fundou a primeira faculdade de Direito do Paraná, embrião desta universidade – alma mater de muitos presidentes da OAB Paraná”, pontuou.
A presidente da OAB Paraná destacou o legado intelectual deste jurista negro, e também de outros nomes ilustres que formam o elo entre a Ordem dos Advogados e a Universidade, como René Ariel Dotti, Eduardo Rocha Virmond, Alcy Ramalho, Oto Sponholz, entre outros que estiveram em sintonia com as manifestações democráticas defendidas pela advocacia.