Em homenagem a Terezinha Aparecida dos Santos, OAB reconhece dedicação dos funcionários à seccional

Terezinha Aparecida dos Santos cursava Letras e trabalhava no cartório da 2º Vara Cível de Paranavaí quando foi convidada pelos advogados Mamoru Fukuyama e Francine Guedes Sanches Rodrigues, à época diretores da OAB Paranavaí, para trabalhar na subseção. O ano era 1992. Apesar das mais de duas décadas que se passaram desde que aceitou o convite, Terezinha ainda recorda os detalhes dos primeiros desafios na subseção, que este ano completa 45 anos.

“São tantos anos, tantas histórias. A OAB Paranavaí começou numa pequena sala no Fórum da cidade. Era uma sala mínima, bem pequena. À época inda não havia a subseção de Nova Esperança, tampouco a de Loanda. Eram poucos advogados inscritos. Hoje são mais de 600”, relembra Terezinha.

Ela se identificou tanto com o trabalho, que desistiu da sala de aula. “Me apaixonei pelo administrativo, que até então eu não sabia nada. Agradeço aos colegas da OAB Paraná da época – Nelemir, Leticia e Marilda, que com toda paciência me ensinaram a trabalhar”, afirma.

O advogado Jayme José de Souza, ouvidor da subseção, também acompanhou Terezinha a cada passo. “Ao falar da OAB, tenho que mencionar também o Dr. Jayme. Crescemos e trabalhamos juntos. Sofríamos nos Exames de Ordem junto com os bacharéis. Eu e ele estamos juntos a 26 anos”, conta.

Os fatos que marcaram a vida da funcionária são muitos, mas as ações da subseção em prol da cidadania se destacam. “Os advogados sempre foram muito presentes na vida da população de Paranavaí. Construí minha história nessa entidade que é a voz da sociedade, que luta por melhorias para o nosso país. Me orgulho em dizer que sou colaboradora”, conclui Terezinha.

Reconhecimento

A dedicação de Terezinha foi reconhecida publicamente pela OAB Paraná no último sábado (16), durante a sessão solene de posse da nova diretoria da OAB Paranavaí. O presidente Cássio Telles enalteceu os 27 anos de dedicação da funcionária à OAB, pontuando que as lutas da advocacia só alcançam vitórias a partir do respaldo dos colaboradores. “Homenagear significa a comemoração da lealdade, da dedicação e da concretização das bandeiras que desfraldamos. É uma ótima maneira de dizer muito obrigado”, afirmou o presidente da seccional.

Com 29 anos de advocacia, a presidente da OAB Paranavaí, Celia Aparecida Zanatta, conhece Terezinha de longa data. “Não tenho palavras que possam mensurar o valor que vejo nessa funcionária. Ela merece muito esta homenagem. É extremamente dedicada, uma amiga sempre muito acolhedora. Eu a conheço desde os quadros iniciais da OAB, já que sempre participei muito das atividades da subseção, tendo atuado na diretoria e em comissões. Ela sempre foi presença marcante em todos os momentos”, reconhece.