Em entrevista ao portal Justiça (leia aqui a íntegra) publicada nesta terça-feira (30/3), o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, reafirma independência partidária e destaca a pauta prioritária da advocacia. Confira aqui os principais trechos:
RENDA DOS ADVOGADOS E ATENDIMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL
Com a pandemia, nos preocupamos muito com a renda da advocacia, porque as contas sempre chegam ao final do mês, já os honorários são uma incerteza. Por isso, desde o início da crise lutamos pela expedição de alvarás com rapidez. Conseguimos a prioridade total para essa expedição, por determinação dos tribunais e a implantação do alvará eletrônico em todas as Varas da Justiça Estadual. Com isso nossos colegas não precisam mais ir aos fóruns para retirá-los.
Temos trabalhado também para que seja respeitada a prerrogativa de sermos atendidos em qualquer repartição pelas autoridades, mesmo no ambiente telepresencial, em que isso deve ocorrer por meio de ferramentas de videoconferência. A proposta do balcão virtual foi apresentada pela OAB-PR no colégio de presidentes de seccionais e acolhida pelo CNJ.
DEFESA DOS HONORÁRIOS E VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO
Estamos atuando numa grande frente de preservação dos honorários advocatícios, por meio de assistências nos Tribunais, para preservar a aplicação do artigo 85, do CPC, como ele está redigido. Também lançamos o programa ADVOCACIA FORTE, uma campanha de valorização da classe e defesa das prerrogativas.
INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NA ADVOCACIA
Estamos preparando a advocacia para o futuro, porque a transformação já começou e vemos que o jeito de advogar é outro. A ESA vem cuidando disso, discutindo os novos horizontes que se abrem e as mudanças no nosso dia a dia, capacitando nossos colegas e trazendo temas novos do direito para o debate e estudo. A OAB-PR quer estar à frente das transformações, mostrando novos caminhos para a advocacia.
OAB SEM PARTIDO POLÍTICO
Há uma característica fundamental na OAB-PR: sua total independência partidária. Nossa credibilidade advém dessa independência. Por isso, no CFOAB nossa bancada sempre tem defendido isso, a OAB só tem um partido, a defesa da Constituição e da legalidade. A OAB, independente e apartidária é e será sempre o grande pilar de defesa da cidadania, das liberdades e do Estado Democrático de Direito.