Os novos dirigentes da OAB Londrina, a maior Subseção do Paraná e do Sul do Brasil, com cerca de 8.400 advogados inscritos, foram, formalmente, empossados em solenidade realizada no último dia 28 de abril. O evento foi bastante prestigiado, evidenciando a unidade da classe e o respeito alcançado pela entidade. Registraram presenças dirigentes da OAB-PR, da CAA-PR e muitas subseções do Estado, conselheiros federais e estaduais, representantes de entidades locais e a advocacia regional.
A solenidade foi dirigida pela presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter. Da Seccional Paraná, também estiveram presentes o vice-presidente, Fernando Deneka; o secretário-geral, Henrique Gaede; a secretária-geral adjunta, Roberta Santiago Sarmento; o tesoureiro, Luiz Fernando Casagrande Pereira; e a diretora de Prerrogativas, Marion Bach. Tomaram posse o presidente da OAB-Londrina Nelson Sahyun Junior, que sucede Vânia Regina Queiroz; a vice-presidente, Sania Stefani; o tesoureiro Francisco Galli; o secretário-geral José Carlos Mancini Junior; a secretária-geral adjunta Caroline Thon; e o diretor de Prerrogativas, Geovanei Leal Bandeira.
Também foram empossados os 34 conselheiros da Subseção; nove representantes de comarcas (Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Ibiporã, Jaguapitã, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia e Sertanópolis); a ouvidora Drielly Caroline Coimbra, a representante da Escola Superior da Advocacia, Patrícia Siqueira; e o delegado da Caixa de Assistência do Advogado, Fabiano Nakamoto.
Balanço inicial
Embora a cerimônia, em Londrina, tenha ocorrido apenas no final de abril, os trabalhos da nova diretoria começaram já em janeiro. Em um breve balanço desses primeiros 90 dias de gestão, Nelson Sahyun Júnior relata que a Diretoria já realizou 14 reuniões ordinárias; três sessões do Conselho; nomeou mais de 30 coordenadores de comissões; promoveu inúmeros atendimentos relacionados a prerrogativas profissionais; realizou, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) a campanha de vacinação contra a gripe influenza 2022 – com disponibilização de 3.600 doses; sediou o Congresso Paranaense de Direito Agrário, que contou com 800 participantes; e realizou ainda cerca de 50 eventos de comissões, entre reuniões e palestras. No âmbito social, foram realizadas campanhas solidárias, como a da Páscoa, que arrecadou mais de 1.800 caixas de bombons para doação a crianças carentes; além das campanhas de saúde como Janeiro Branco, Fevereiro Laranja, Março Lilás e Abril Azul.
Sobre sua motivação para estar à frente da OAB-Londrina, Nelson Sahyun Júnior diz que, sem dúvida, o principal incentivo é a dedicação dos mais de 400 colegas que compõem as comissões locais e que, voluntariamente, trabalham em prol dos outros cerca de 8.400 advogados e advogadas da subseção, sempre buscando amparar e valorizar a classe.
O presidente destaca que a ideia agora é reaproximar a OAB e seus associados. “Em razão da pandemia, infelizmente, houve um distanciamento físico entre a instituição e os profissionais. Porém, graças à diminuição do número de contaminados e à flexibilização das regras sanitárias, estamos retornando com as reuniões e eventos presenciais. O Centro de Inclusão Digital e os Escritos Compartilhados (na sede Tuparandi) estão funcionando a todo vapor; voltamos a realizar os tradicionais almoços mensais e, certamente, teremos o Baile do Rubi, em agosto”, adiantou.
Gestão anterior
Enquanto alguns chegam cheios de planos, outros saem com a sensação de dever cumprido. Em uma breve avaliação, a ex-presidente da OAB-Londrina, Vânia Queiroz, falou ao Jornal da OAB sobre a experiência de presidir a maior subseção do Estado. “Para mim foi uma honra estar à frente de uma instituição de tamanha importância, pela contribuição da mulher advogada para OAB, advogados e toda a sociedade. O fato de jamais termos tido uma mulher dirigindo a Subseção de Londrina no curso de 60 anos mostrou o reconhecimento do trabalho da mulher advogada, o que indica que estamos transpondo obstáculos e superando desafios. Nesses três anos minha atitude foi profissional, destemida, transparente e responsável, quebrando velhos paradigmas para diminuir diferenças, preconceitos e quaisquer espécies de discriminações. O equilíbrio nas relações dentro da política de classe com mulheres em postos de liderança traz a harmonização do exercício profissional”, considera.
Para a ex-presidente, sua gestão teve que se diferenciar devido ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Apesar das restrições, conseguimos soluções para superar o isolamento, especialmente com os fóruns fechados e a suspensão de atendimentos presenciais; obtivemos êxito nas mudanças implantadas com a abertura de canais de diálogos dos advogados com cartórios, secretarias, magistrados, promotores e assessores, viabilizando questões necessárias e urgentes; e mesmo diante de momentos cruciais vencemos os obstáculos, e com satisfação”, disse.
Vânia Queiroz afirmou que o trabalho da Subseção, harmonizado com a OAB-PR, foi de excelência para que a advocacia permanecesse ativa sem maiores prejuízos aos jurisdicionados. Como exemplos de conquistas citou a implantação da primeira diretoria de prerrogativas do interior, uma secretaria com acessibilidade, biblioteca para os advogados, abertura de canais virtuais, alvarás eletrônicos, sustentações orais virtuais que permitem a participação dos advogados do interior em todos os graus de jurisdição.
Outro destaque da gestão foram os projetos “Caravanas de Prerrogativas” valorizando as prerrogativas do advogado e “Paraná Total” que percorreu 16 comarcas da Subseção ouvindo advogados e advogadas para extrair sugestões de melhorias, que foram realizadas nas salas dos advogados dos fóruns e construção de parlatórios em parceria com o DEPEN, nas cidades de Cambé, Ibiporã, Jaguapitã, Porecatu e Rolândia. Tudo isso visando dar maior dignidade aos advogados.
A gestão também deu ênfase aos novos advogados, assegurando a sua inserção no mercado de trabalho, em especial com melhorias e transparência da advocacia dativa. “Ampliamos os cursos da ESA – Escola Superior de Advocacia, que por minha sugestão passaram a ser oferecidos sem custos priorizando o momento pandêmico, elevando o acesso e aprimoramento dos advogados. Finalmente é digno de destaque que a Subseção passava por período deficitário em seus recursos, e mediante programa de controle eficiente implantado durante minha gestão passou a ser superavitária, com resultados financeiros que permitem às futuras administrações atuarem com maior autonomia”, destacou Vânia Queiroz.
Importância da Subseção
A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, frisou que a Seccional é um sistema coeso, que trabalha em grande sintonia na defesa de pautas de interesse da advocacia e de toda a sociedade. Nesse sentido, as subseções desempenham uma importante função. São porta-vozes das demandas dos profissionais que lutam diariamente pela justiça, acompanham propostas legislativas, monitoram a transparência na gestão pública, atuam na defesa dos direitos humanos, representam a advocacia perante as instituições locais, são os olhos e os ouvidos da Seccional, e, sem dúvida, são fundamentais em muitos sentidos. “Neste contexto, a OAB Londrina desempenha um papel primordial junto à advocacia do interior, dando voz a mais de 8.400 profissionais paranaenses, e junto à Seccional, atuando em defesa de bandeiras do sistema OAB. Para se ter noção da representatividade da Subseção, basta lembrarmos que existem Seccionais no país cujo número de inscritos é menor do que a OAB Londrina”.
Para a presidente da Seccional, a OAB Londrina tem um histórico de memoráveis gestões, sempre marcadas pela atuação de profissionais comprometidos com as bandeiras da advocacia e da justiça social. “O advogado Nelson Sahyun Junior é muito bem preparado para exercer essa liderança, já vem prestando relevantes contribuições ao longo do vasto percurso no sistema OAB, e, ao tempo em que certamente dará continuidade às lutas e bandeiras defendidas com justiça pelas gestões anteriores, acredito no seu grande potencial inovador, atento às novas demandas surgidas especialmente nesta era pós-pandemia. Assim como ele, os demais diretores têm uma história de lutas e engajamento na defesa da classe. A advocacia tem plena confiança na capacidade da nova diretoria, e apostamos numa excelente gestão: dinâmica, eficiente, engajada, amiga do diálogo com a advocacia e com a Seccional”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da OAB Londrina