Na noite de quinta-feira (20/7), o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, participou de um debate na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) sobre os impactos da reforma tributária aos prestadores de serviço. O evento foi realizado em parceria com a Comissão de Direito Tributário da subseção. Os participantes manifestaram a preocupação sobre as mudanças e o forte impacto que elas terão sobre o setor de serviços.
“A reforma tributária era necessária, mas não poderia ter sido feita como foi. Dizem que houve debate, mas isso não ocorreu. Nós não fomos chamados. As entidades organizadas e do setor produtivo não foram ouvidas. Tivemos a aprovação de uma matéria altamente complexa e de forte impacto nacional sem a devida análise”, afirmou Deneka, enfatizando que a situação é grave e exige a união e o bom senso para evitar sérios danos às empresas e à economia.
Para Deneka, da forma como foi colocada, a reforma, em vez de redução de impostos e equilíbrio tributário, vai gerar benefícios a alguns e enormes dificuldades a outros setores. De acordo com o vice-presidente, haverá retrocessos e estímulo à informalidade e à sonegação.
“Nossa esperança é um debate amplo e sereno no Senado, para que se possa corrigir situações que podem tornar muito difícil ou até inviabilizar alguns ramos. Precisamos que nossa voz seja ouvida para que impactos severos, principalmente na prestação de serviços, sejam amenizados”, afirmou.
Com informações da ACIC