Em carta, ministro Luiz Edson Fachin cumprimenta Marilena Winter pela posse como presidente da OAB Paraná

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, enviou uma carta à presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, por ocasião de sua posse.

No documento, Fachin rememora sua trajetória de ligação com a advocacia paranaense, na qual atuou até se tornar membro da suprema corte, e relembra que Marilena foi sua aluna. “De um lado, o magistério que me fez humilde educador e que vê, com olhos marejados sua então aluna transformar-se, ela própria, por si mesma, em mestre da coragem, do ousio e da defesa da liberdade”, afirmou.

Ele também expressou palavras de incentivo e fez referência à força das mulheres brasileiras: “Cumprimento-a e deixo um apelo: mantenha-se sempre onde se fez, onde estão suas raízes, mantenha-se em pé porque as mulheres do Brasil não fogem à luta”, escreveu o ministro.

Confira a seguir a íntegra da carta:

Para Doutora Marilena Winter,

Em janeiro não permitiu o tempo pandêmico o abraço pessoal e afetuoso que agora transformo em singelas e breves palavras que são entregues pela doutora Suzana Massako Hirama Loreto de Oliveira com a generosidade da nunciatura sensível que consigo leva esta mensagem de parabéns, cumprimentos e de saudações as mais efusivas.

No exercício da magistratura constitucional apetece-me, em regra, o silêncio. Hoje, contudo, é imperativo pronunciar-me porquanto parte substancial do que tenho em minh’alma está presente nesta solenidade.

De um lado, o magistério que me fez humilde educador e que vê, com olhos marejados sua então aluna transformar-se, ela própria, por si mesma, em mestre da coragem, do ousio e da defesa da liberdade.

De outro o palco da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional paranaense, é uma casa que ainda briga boa parte de mim mesmo. Um abrigo para pessoas intimoratas, leais ao seu ofício, partilhando dores, angústias e vitórias justas.

Reconheço, nada obstante, que as palavras podem ficar longe do registro de sentimento, de sadio orgulho e honra que me toma ao ver a assunção de Doutora Marilena Winter à Presidência do Conselho Seccional da OAB Paraná.

Faço um autêntico elogio a quem merece. E o digo com a mesma emoção que o abraço de adiado de janeiro último o faria.

Tem-se a impressão de que a Humanidade vive o Outono de seus dias. Momentos há, todavia,  que a esperança se torna um lume. Hoje é um desses em que presto homenagem a uma mulher que tem “alma de montanha e de condor” (para usar verso do professor de Direito Civil em Coimbra, o Doutor Orlando de Carvalho).

Hoje, mais que nunca, deve aflorar em todos os afazeres o direito à cultura humanística, os deveres da cidadania, o ousio pessoal e a coerência de princípios.

A isso se alça a nova Presidente da OAB do nosso Paraná. Torna-se protagonista de pessoas que se comprometem com seu tempo, que intervêm em suas circunstâncias e que não são indiferentes. Sentem, pois, a liberdade em sua alma e respiram e inspiram os valores da democracia.

Cumprimento-a e deixo um apelo: mantenha-se sempre onde se fez, onde estão suas raízes, mantenha-se em pé, porque as mulheres do Brasil não fogem à luta. Bem-haja o destino que lhe permite aqui chancelar a si e a todos que vai cumprir a vida, seus direitos e seus deveres, o futuro testemunhará que esta data se inscreve na história da advocacia paranaense

Paz e Bem, caríssima Marilena. De seu professor que muito lhe estima,

Luiz Edson Fachin