Advogados da comarca de Porecatu, na região de Londrina, compareceram à audiência pública com o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, na manhã desta quinta-feira (30/5). Realizado no fórum local, o encontro faz parte da caravana OAB Paraná Total, em curso desde janeiro. O programa está identificando os maiores desafios da advocacia nas 161 comarcas do estado. A falta de juízes foi a principal queixa manifestada.
“Porecatu é sede de seção judiciária, mas não conta com juiz substituto. O juiz titular do cível está afastado desde 2016, em processo disciplinar. Os advogados também apontam a falta de servidores em número suficiente no fórum, o que leva a um grande acúmulo de serviço”, resumiu Telles após o encontro.
No encontro, do qual também tomou parte Vânia Queiroz, presidente da OAB Londrina, a advocacia de Porecatu também o descontentamento com a demora para a expedição de alvarás. Ainda nesta sexta-feira, Cássio Telles e Vânia Queiroz estarão em outra audiência pública, em Bela Vista do Paraíso. Com essas atividades, chegam a 23 as comarcas visitadas pelo programa OAB Paraná Total. Ao final dele, as reivindicações da advocacia serão tabuladas para encaminhamento junto às autoridades competentes.