Em visita à OAB Apucarana na última terça-feira (14/06), a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, se reuniu com profissionais da região para um diálogo sobre o trabalho que a instituição vem desenvolvendo em defesa da advocacia. A conversa foi mediada pelo presidente da subseção, Marcio Marques Rei, e pela vice-presidente Daniela Pacheco. Também esteve presente o ex-presidente da subseção, Carlos Stoppa.
A importância dos diálogos institucionais e interinstitucionais para a defesa das prerrogativas dos advogados e das advogadas paranaenses foi um dos destaques do encontro, que seguiu até às 22h na sede da subseção. Marilena apresentou os projetos da diretoria em defesa das prerrogativas, destacando a Escola de Prerrogativas da Advocacia, coordenada pela diretora da Prerrogativas da seccional, Marion Bach, e o Observatório do Judiciário. “Foi uma reunião bastante produtiva, rica em diálogo. Vários advogados pediram a palavra, destacaram a importância da presença da OAB nas instituições”, frisa Marilena.
Os advogados e advogadas presentes afirmaram estarem dispostos a abraçar a ideia de uma cultura de prerrogativas e enalteceram a importância de a OAB atuar junto às instituições para esclarecer e prevenir a violação de prerrogativas. Nesse sentido, Marilena destacou a atuação da Escola de Prerrogativas, que realiza um trabalho na linha da prevenção e educação. “Eles ficaram felizes em saber que temos carga horária nos cursos de formação de juízes, policiais e promotores”, pontua Marilena.
A advocacia também relatou à presidente da seccional que se sente representada pela OAB, destacando a importância da força da instituição, uma vez que muitos profissionais se sentem fragilizados perante algumas autoridades em algumas situações. Também estiveram em pauta discussões sobre decisões do STF, posicionamentos da OAB, e problemas locais como a falta de servidores e dificuldades com magistrados.