O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, esteve em Curitiba, na última segunda-feira (28), para o lançamento das atividades de recadastramento eleitoral para identificação biométrica na capital paranaense. O novo sistema identifica o eleitor através das impressões digitais. O recadastramento é obrigatório e o eleitor que não comparecer terá o título cancelado.
As atividades de revisão eleitoral em Curitiba, busca habilitar a cidade para as eleições municipais de 2012, para que a votação aconteca com a nova tecnologia. O sistema já foi utilizado nas eleições de 2010 com eleitores de 60 municípios de 23 estados brasileiros, entre eles Balsa Nova, no Paraná, que puderam votar depois que o leitor acoplado à urna eletrônica reconheceu suas impressões digitais.
O atendimento ao eleitor funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 18 horas. No ato da revisão o eleitor poderá regularizar possíveis pendências, alterar local de votação e fazer retificações, bem como, receberá um novo título de eleitor. O chamamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) leva em consideração o mês de nascimento do eleitor, conforme o cronograma abaixo:
Nascidos em janeiro serão atendidos em abril/2011;
Nascidos em fevereiro e março serão atendidos em maio/2011;
Nascidos em abril e maio serão atendidos em junho/2011;
Nascidos em junho e julho serão atendidos em julho/2011;
Nascidos em agosto serão atendidos em agosto/2011;
Nascidos em setembro serão atendidos em setembro/2011;
Nascidos em outubro serão atendidos em outubro/2011;
Nascidos em novembro serão atendidos em novembro/2011;
Nascidos em dezembro serão atendidos em dezembro/2011 até 20 de janeiro de 2012.
Fontes: Assessoria de Imprensa do TSE e TRE-PR