Eduardo Pimentel promete 700 quilômetros de calçadas acessíveis e tarifa zero para desempregados

Atual vice-prefeito de Curitiba, o candidato Eduardo Pimentel (PSD) participou das sabatinas da OAB Paraná na noite desta quinta-feira (19). Ele foi o terceiro a se apresentar e ressaltou, na apresentação livre, que está feliz por conseguir mostrar seu plano de governo com responsabilidade. “Me preparei para este momento. Foram oito anos ao lado do prefeito Rafael Greca. Fui seu secretário de Obras e avançamos em todas as áreas no município”.

Sobre o futuro, afirmou: “Nosso plano de governo é focado em cuidar das pessoas pelos próximos quatro anos. Quero fortalecer as 187 escolas municipais oferecendo no contraturno atividades culturais, esportivas, aulas de cidadania e empreendedorismo. Também já coloquei no plano de governo a criação de 36 novas creches com 9 mil vagas. Na saúde estamos propondo a construção de duas UPAs, em Santa Felicidade e no Rebouças, além de 6 unidades de saúde e de um hospital e maternidade no Bairro Novo, com 200 leitos.”

Pimentel também mencionou o recente aumento de área verde por habitante — de 62 para 68 metros quadrados. “Logo passaremos dos 70 metros quadrados de área verde por habitante”, indicou.

Transporte

Questionado sobre um erro que levou a prefeitura a pagar R$ 1,6 milhão a mais para concessionárias do transporte coletivo da cidade, Eduardo Pimentel afiançou que o valor já está “sendo e continuará sendo descontado”.

Em seguida mencionou a oportunidade que se apresentará no próximo ano com a nova concessão do transporte coletivo. “O contrato herdado de gestões anteriores termina em setembro do ano que vem. Já assinamos contrato com o BNDES para construir o próximo edital de licitação. É a oportunidade para uma licitação transparente, que fortaleça a tecnologia, a eletromobilidade, o conforto térmico e a integração com as regiões metropolitanas com tarifa única. Há um compromisso meu de que a partir desse novo contrato a gente faça a redução da tarifa”, anunciou.

Pimentel também prometeu que, se eleito, já a partir de janeiro tomará duas medidas no campo do transporte: redução de 50% na tarifa aos domingos e feriados e tarifa zero para pessoas desempregadas.

Reajuste dos servidores

Sobre o reajuste dos servidores previsto na LDO para 2025, ele afirmou: “Pelo menos a reposição da inflação darei com certeza. Acima disso, vou avaliar caso seja eleito. Coloquei em meu plano de governo a revisão de todos os planos de cargos e salários dos servidores de Curitiba, que são os melhores do país”.

Pimentel também prometeu abrir concurso para a contratação de guardas municipais e fortalezar a integração com a Polícia Militar para melhorar a segurança pública da cidade. Ainda no campo do combate à violência, defendeu a ampliação do que chamou de “muralha de segurança digital”, que hoje conta com 1.200 câmeras

Desenvolvimento humano

Sobre os serviços sociais e o desenvolvimento humano, o candidato destacou o orgulho em ver Curitiba ter sido apontada como a cidade menos desigual do país e elencou dentre os pontos que contribuem para isso os serviços de saúde, o ensino integral, e o cuidado ambiental. Em relação a este último campo, prometeu plantar mais 500 mil árvores nos próximos 4 anos e criar duas novas secretarias voltadas para a inclusão – a de direitos humanos, para trabalhar políticas públicas transversais, com uma diretoria específica da pessoa idosa e a secretaria da mulher e da igualdade racial, para atender as mulheres sob ameaça e oferecer profissionalização gratuita às interessadas.

Pimentel prometeu avançar na acessibilidade: “Farei a construção de mais de 700 quilômetros de calçadas acessíveis em Curitiba”.

Gestão pública

A última questão sorteada para candidato versou sobre o congelamento de carreira adotado anos atrás no bojo de um plano de recuperação financeira de Curitiba. “Tivemos de fazer ajuste fiscal porque pegamos uma prefeitura endividada. Não tenho planos de fazer ajuste fiscal porque agora estamos com uma saúde financeira muito boa. Se tiver que fazer, farei com toda a transparência”, disse.

Pimentel destacou que o ajuste fiscal foi necessário porque a atual gestão pegou uma prefeitura endividada. “Apesar disso, tivemos respeito e nunca atrasamos salários”, disse. O candidato também reiterou que se compromete a revisar todos os planos de cargos e salários dos servidores municipais.

O candidato disse ainda que as obras de 2024 foram construídas dentro do que se discutiu mas audiências públicas de 2023. “Foi via orçamento participativo que 80% das obras foram escolhidas e têm sido executadas”, ressaltou.

Em sua mensagem final, Pimentel listou realizações da atual gestão municipal e diretrizes de seu plano de governo. “Me preparei para ser prefeito. Para ser prefeito, precisa se dedicar de corpo e alma. Estou disposto a isso”, pontuou.

Sobre a sabatina

Todos os 10 candidatos à Prefeitura de Curitiba participam das sabatinas da OAB Paraná, que têm como objetivo promover a cidadania e a democracia. Um sorteio definiu a ordem de participação.

Os candidatos respondem a questões definidas também por sorteio. Os temas são relacionados ao cotidiano da gestão municipal, como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura e gestão administrativa.

Nesta quinta-feira também foram sabatinados os candidatos Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade), Luciano Ducci (PSB) e Felipe Bombardelli (PCO). Confira aqui na íntegra a apresentação de todos os candidatos da primeira etapa das sabatinas.

Nesta sexta-feira (20/9), os outros cinco candidatos — Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Professora Andrea Caldas (PSOL), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel Mattos (PSTU) — serão também sabatinados. A série começa às 19h, novamente com transmissão pelo canal da OAB Paraná no Youtube.