Edifício René Ariel Dotti é o novo espaço de serviços da advocacia paranaense

A advocacia paranaense passa a contar a partir de hoje com um espaço moderno e funcional, destinado a abrigar uma série de serviços voltados a auxiliar o exercício profissional e o bem-estar de advogados e advogadas. A OAB Paraná e a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAAPR) inauguraram na noite desta terça-feira (24/10) o Edifício René Ariel Dotti, localizado na R. Brasilino Moura, em frente à sede da seccional, em Curitiba.

A solenidade reuniu diretores da OAB Paraná e da Caixa de Assistência, conselheiros estaduais e federais, ex-presidentes da seccional, autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, e convidados. A festividade teve início com uma sessão solene no auditório da seccional, com discursos, apresentação do Coral da CAAPR e várias homenagens, dirigidas a atuais e ex-diretores das duas instituições. De lá, os convidados se dirigiram ao novo edifício, onde foi descerrada a placa de inauguração.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, qualificou como muito feliz a escolha do nome do edifício. “René Ariel Dotti, nascido aqui no Ahú, brilhou nacionalmente com sua corajosa batalha pela liberdade. Nos anos de chumbo da ditadura não poupou esforços para defender colegas da advocacia, jornalistas e agentes culturais das perseguições e do arbítrio. Às vésperas da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, para a qual escolhemos voltar os olhos para a defesa da liberdade, essa escolha é perfeita e captura o espírito do nosso tempo”, disse Marilena Winter.

Etapas

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fabiano Augusto Piazza Baracat, fez um relato do processo de aquisição dos terrenos e da construção da obra, lembrando que o novo edifício é um sonho acalentado há várias gestões. Ele lembrou que o projeto nasceu em 2016, logo depois da inauguração do retrofit do Edifício Maringá, no Centro de Curitiba. Desde então, até hoje, passando pelo período da pandemia, quando a CAAPR decidiu pela priorização do atendimento dos advogados, foram muitas etapas.

“Foram dezenas de reuniões e incontáveis conversas pelo whatsapp para conseguirmos atingir os objetivos traçados e ver a obra concluída, o que nos dá a sensação de gratidão e de satisfação do dever cumprido”, contou Baracat. Ele enfatizou que se trata de um prédio moderno, dotado de tecnologias ambientalmente sustentáveis.

Baracat anunciou que a inauguração celebra os 80 anos da CAAPR e que, ao prestar homenagem a René Dotti, a obra promove o encontro de duas paixões do jurista: o direito e as artes. O prédio foi construído no terreno onde existiu o ateliê de um dos maiores pintores paranaenses, o artista Érico da Silva (1932-2006).

Obra de gestão

Representando o Conselho Federal, o conselheiro e ouvidor nacional da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, que foi presidente da CAA-PR por duas gestões, destacou a parceria com o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), que contribuiu para a obra. “Hoje não estamos apenas entregando uma obra física, estamos entregando uma obra de gestão. Esse patrimônio será muito bem utilizado por toda a advocacia do Paraná”, afirmou Noronha.

Um dos convidados, o coordenador nacional da Concad (Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados), Eduardo Uchoa Athayde, contou sobre a origem das Caixas de Assistência e explicou que elas refletem a ideia de não deixar nenhum advogado desamparado. “Quando vemos um projeto chegar à grandiosidade da inauguração de um prédio, fica caracterizado que o compromisso prestado se renova. Esse é um momento de engrandecimento de todo o sistema OAB”, declarou.

O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, também fez um pronunciamento para destacar que a obra mostra a força e a resiliência da advocacia quando tem um ideal. “Realizar obras como essa é um ato de coragem. E atos de coragem vão se sucedendo na CAAPR. Muitas pessoas fazem parte dessa história, de muito trabalho, e de forma responsável, como é característica na nossa instituição”, disse Deneka.

Homenagem

Com a obra, a OAB Paraná e a CAAPR também prestam uma homenagem ao jurista René Ariel Dotti (1934-2021). Professor de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná, ele foi um dos ícones da advocacia brasileira, um dos mais reconhecidos penalistas do país. Foi conselheiro seccional nas décadas de 1960 e 70 e integrou diversas comissões da Ordem. No Conselho Federal, presidiu a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal e foi relator do anteprojeto da nova Lei de Imprensa. Recebeu inúmeros prêmios e condecorações, entre eles, a Comenda do Mérito Judiciário do Paraná, a medalha Santo Ivo, do Instituto dos Advogados Brasileiros, e a medalha Vieira Netto, da OAB Paraná.

Representando a família do homenageado, a advogada Rogéria Fagundes Dotti agradeceu a deferência da OAB Paraná e da Caixa de Assistência em dar o nome do jurista ao novo espaço. “O gesto da Caixa de Assistência é um gesto para não esquecer, de contar a importância da atuação de René Ariel Dotti para a advocacia paranaense. Esse gesto torna perene o seu nome na fachada de um prédio tão significativo para todos nós. Meu pai amava profundamente a advocacia e nada seria mais importante do que dar o seu próprio nome à casa dos advogados”, declarou Rogéria.

Programas e serviços

Com 2.200 metros quadrados de área construída, o prédio abrigará escritórios compartilhados, sala de aula, espaço funcional, vestiário, espaço de convivência, espaço kids, estacionamento e, em breve, um café. O local será utilizado para os principais programadas da Caixa de Assistência, que em janeiro de 2023 completou 80 anos como o braço assistencial da OAB Paraná.

A CAAPR oferece benefícios e auxílios pecuniários, mantém inúmeros convênios nas áreas de saúde, educação e outros serviços profissionais, desenvolve campanhas de vacinação, projetos esportivos e culturais, e oferece apoio à atuação profissional, como é o caso dos escritórios compartilhados. O prédio inaugurado é mais uma unidade que se soma ao Edifício Maringá, no centro de Curitiba, que continuará desenvolvendo as suas atividades.