Dirigentes da OAB Paraná estão reunidos nesta sexta-feira (13/12) em Foz do Iguaçu para o IX Colégio de Presidentes de Subseções. O último Colégio da gestão 2022/2024 foi marcado por manifestações de agradecimento e homenagens a todos que contribuíram para os projetos da seccional ao longo do triênio.
“A ideia hoje é agradecer. Gostaria de registrar que foi uma honra muito grande ter presidido a seccional do Paraná. Em 92 anos de OAB, tivemos apenas dez mulheres presidentes. Quero registrar a minha profunda gratidão à advocacia por ter me confiado essa missão”, disse. “A força da OAB, o poder da advocacia, vem da união dos advogados. Então o nosso Colégio é a força essencial porque reúne a advocacia de todo o estado”, pontuou Marilena.
O vice-presidente Fernando Deneka destacou o sentimento de dever cumprido após percorrer mais de 134 mil quilômetros ao longo da gestão. “Fiquei muito feliz em rodar o estado e conhecer as particularidades de cada região. Tudo que vivi junto às subseções será essencial para os projetos que virão”, disse.
A secretária-geral adjunta Roberta Santiago manifestou agradecimentos aos presidentes de subseções e à diretoria, ressaltando que o elemento-chave foi a união de todos pelas causas da advocacia. Ela enalteceu projetos como a reestruturação administrativa da seccional, focado em uma gestão de pessoas de excelência para proporcionar o melhor à advocacia e o diálogo permanente com o TRT-PR.
As palavras de agradecimento também marcaram o discurso de agradecimento do secretário-geral Henrique Gaede. “Por conta de toda a minha trajetória na OAB, aprendi que o todo é maior que a soma das partes. Conseguimos construir uma OAB gigante somando cada uma das partes que temos. Tenho um orgulho imenso de ter sido diretor da gestão de Marilena”, afirmou.
“Temos, na próxima semana, a conclusão do trabalho do Projeto Paraná Competitivo, oportunidade em que apresentaremos ao governo um relatório com os gargalos no estado do Paraná, para que possamos atrair mais investimentos ao estado. O objetivo não é outro senão trazer mais empregos para a advocacia paranaense. Esperamos que, a partir da próxima gestão, possamos colher esses frutos”, completou Gaede.
O diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira falou dos projetos que priorizaram a descentralização da gestão, de modo a garantir mais mais autonomia às subseções. Ele destacou a construção coletiva do modelo aplicado na gestão financeira e destacou que as medidas possibilitaram um aumento significativo dos recursos em caixa.
A diretoria da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, agradeceu a todos que acolheram as pautas dos profissionais em início de carreira. “Por meio dos projetos que desenvolvemos entendemos a importância de entregar mais subsídios aos novos advogados”, disse, elencando ações como o projeto 6º Ano.
A diretoria de Prerrogativas, Marion Bach, agradeceu a confiança da presidente Marilena Winter ao nomeá-la para a compor a Diretoria e falou dos desafios em relação à defesa das prerrogativas. “Percebi que além de projetos a médio e longo prazo, este é um setor que todos os dias, sem exceção, demanda a todo tempo. Isso me mostra que talvez estejamos no caminho certo, uma vez que os advogados, mais conscientes, nos demandam mais. Ao mesmo tempo, o número elevado de demandas mostra o quanto ainda temos que caminhar e conscientizar as autoridades”, pontuou.
O anfitrião da casa, Vitor Nachtygal, agradeceu as parcerias e a possibilidade de desenvolver projetos em prol da advocacia. “Foi um privilégio conhecer a potência da advocacia paranaense, foi um privilégio aprender com todos vocês”, disse.
Homenagens
A sessão foi marcada também por homenagens aos presidentes de subseções e para as advogadas Érika Peteno Kovalechen, que esteve à frente da coordenação do projeto Valorização da Advocacia, e Maressa Melati, pelo trabalho à frente da coordenação do Colégio de Presidentes de Subseções. A presidente Marilena Winter também foi homenageada pelo Colégio de Presidentes.