Prevenir doenças e salvar vidas. Esse é o foco da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, lançada oficialmente nesta segunda-feira (19/10) pelas diretorias da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR). “Sabemos da importância de detectar precocemente o câncer de mama e de próstata. Por isso temos a campanha Outubro Rosa & Novembro Azul, para atingir o maior número de advogados”, disse Fabiano Augusto Piazza Baracat, presidente da CAA-PR, no evento virtual transmitido pela plataforma Zoom. Baracat lembrou que nem todos os advogados têm planos de saúde e que os subsídios oferecidos pela CAA-PR tem justamente o objetivo de facilitar o acesso a consultas e exames preventivos.
Dirigindo-se às subseções, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, pediu que façam a campanha chegar a todos os advogados. “Quando descobertas no começo (as doenças) respondem a um combate eficaz com ótimo resultado. A prevenção é o melhor remédio”, pontuou Telles. Para a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Indira Winter, a responsabilidade da seccional e da CAA-PR é de divulgar, incentivar e estimular os advogados a fazer os exames preventivos. Ela elogiou a iniciativa da CAA-PR de unificar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. “A CAA-PR e a OAB Paraná estão ao dispor da advocacia. O que importa é unirmos a nossa voz para dizer que, sim, tem uma saída, uma cura e uma solução ao alcance de todos”, afirmou. “Vamos nos cuidar! A vida é muito preciosa para a gente simplesmente desperdiçar uma oportunidade como essa”, conclamou.
Também participaram do lançamento integrantes da diretoria da CAA-PR e da OAB Paraná, delegados da Caixa e de presidentes das subseções de Apucarana, Araucária, Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Ibaiti, Lapa, Laranjeiras do Sul, Loanda, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Pato Branco, Pitanga, Prudentópolis, Rio Negro, São José dos Pinhais, Umuarama e Wenceslau Braz.
Subsídio
Durante os meses de outubro e novembro, a CAA-PR vai subsidiar os exames preventivos de mamografia, para as mulheres, e de PSA e glicemia para os homens. Têm direito ao subsídio profissionais da advocacia e dependentes estatutários com valores de abatimento de, respectivamente, R$ 65 e R$ 50. Algumas subseções estão oferecendo também consultas médicas a preços reduzidos, dependendo do leque de clínicas conveniadas. Para a secretária-geral adjunta da CAA-PR, Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, a campanha Outubro Rosa & Novembro Azul “segue a premissa da Caixa de zelar pelo bem estar dos profissionais da advocacia paranaense e dos seus dependentes estatutários”.
A CAA-PR também lançou uma série de vídeos sobre a prevenção do câncer de mama. O material foi gravado em parceria com a Extramed e será divulgado nas redes sociais da CAA-PR. “Os vídeos são uma forma de suprir os nossos encontros presenciais, nos quais sempre falamos sobre a importância da prevenção”, disse a diretora da CAA-PR Daniela Nardes. No início de novembro, o projeto Saúde Mental irá promover uma palestra em ambiente virtual sobre o acompanhamento psicológico de pessoas em tratamento oncológico, com o psicólogo Eric Aquino Correa, especialista no assunto. A transmissão será feita pelo perfil do Instagram @aulasonlinecaapr. A diretoria da CAA-PR aproveitou a reunião para anunciar o lançamento das consultas médicas on-line para todas as subseções (veja quadro abaixo).
Serviço
Para encontrar as clínicas conveniadas em cada região acesse o site da CAA-PR. Após o agendamento do exame, entre em contato com a CAA-PR pelo telefone 0800-645-2005 para autorização prévia.