A Diretoria de Prerrogativas da OAB Paraná, presidida por Alexandre Salomão, foi acionada pelo advogado Antonio Marcos Pereira dos Santos, que pediu providências diante da prática de fraude envolvendo sua credencial da OAB. De acordo com o processo, o advogado recebeu em meados de setembro o telefonema de um delegado da Polícia Federal (PF) informando que estariam utilizando um perfil falso nas redes sociais e se passando por ele com a apresentação de uma foto de sua carteira da OAB.
Os fraudadores estariam tentando negociar um caminhão na cidade de Ponta Grossa, por meio de um site de compras online. Desconfiado, o vendedor acionou a PF. Sob orientação da Diretoria de Prerrogativas, o advogado registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Crimes Virtuais da Capital (Nuciber). Depois disso, o advogado vítima do golpe voltou a receber ligações de Cianorte e Nova América em que pessoas relatavam novas tentativas de golpe com o uso dos dados pessoais e da carteira da OAB.
A Diretoria de Prerrogativas alerta a advocacia para caso semelhantes e se coloca à disposição para auxiliar por meio da Linha Direta 0800 643-8906.