A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, em face dos sucessivos acontecimentos relacionados ao escândalo dos Diários Secretos, vem publicamente reafirmar seu compromisso institucional de defesa da Constituição, do Estado de Direito e da ordem jurídica.
O OAB-PR entende que a campanha “O Paraná que queremos ?” retrata o sentimento coletivo da comunidade paranaense, razão pela qual dezenas de entidades representativas da sociedade civil associaram-se a esse movimento, que expressa o desejo pelo resgate da ética na política e moralidade na gestão do patrimônio público.
O movimento liderado pela OAB-PR, de forma independente, pacífica e acima de qualquer outro interesse, destina-se a salvaguardar a imagem do Poder Legislativo, postulando soluções urgentes para a crise instalada. Dentro deste espírito a OAB-PR age rigorosamente conforme a lei e no cumprimento de sua finalidade.
Diante disso, a OAB-PR reitera suas manifestações no sentido da necessidade do afastamento da Mesa Diretora, condição indispensável para a transparência das investigações, de modo a restaurar imediatamente a credibilidade do Legislativo Estadual.
Repudia-se, de forma contundente, a tentativa de afastar a função institucional da OAB-PR e tentar intimidá-la à continuidade da luta pela moralidade, impessoalidade, publicidade e legalidade na Assembléia Legislativa do Paraná, exigindo a apuração dos fatos e a reparação dos danos causados ao erário.
A Diretoria da OAB Paraná