A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou nesta terça-feira (29/3) da inauguração do novo Plenário do Tribunal do Júri, em Curitiba. É a segunda estrutura de julgamentos com júri na cidade, a ser utilizada de forma alternada entre a 1ª Vara e a 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba. A advocacia paranaense foi também representada pela diretora de prerrogativas da OAB Paraná, Marion Bach.
Ao tomar conhecimento do projeto, a OAB Paraná recebeu com satisfação o proposta do juiz Daniel Avelar, por manter defesa e acusação equidistantes do juiz no plenário, em paridade de armas. Em ofício enviado ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, a advocacia lembrou que a medida atende pleito histórico da seccional.
“A inauguração desse novo espaço do júri é celebrada pela advocacia, pois o Paraná tem um dos 5 tribunais de grande porte do país. O novo plenário do júri condiz com essa estatura. Estamos na expectativa de que a antiga reivindicação da advocacia seja finalmente atendida pelo Tribunal de Justiça, através do Presidente Des. José Laurindo de Souza Netto, de que a disposição do plenário observe a paridade de armas entre acusação e defesa, sem distinção de espaço físico”, ressaltou Marilena Winter.
Antes do novo espaço, a capital havia apenas uma sala de Plenário para comportar os julgamentos de crimes dolosos contra a vida, assim como as outras comarcas do estado. A nova sala chega com a missão de dar maior celeridade aos processos e auxiliar no atendimento de casos de menor complexidade. Na mesma ocasião, também aconteceu a inauguração da Sala de Juízes Militares no Centro Judiciário de Curitiba.