A OAB Paraná lançou na manhã desta terça-feira (30/7) o Programa 6º Ano 2.0 – Jovem Advocacia. O projeto foi ampliado por meio de uma parceria firmada com a AASP- Associação dos Advogados e passa a oferecer ainda mais benefícios para os profissionais em início de carreira. A novidade foi apresentada pela presidente da seccional, Marilena Winter, durante sessão de compromisso coletivo de novos advogados que contou com as presenças do presidente e da vice-presidente da AASP, respectivamente, André Almeida Garcia e Renata Castello Branco Mariz de Oliveira.
A mesa diretiva do evento foi integrada ainda pelo diretor tesoureiro da seccional paranaense, Luiz Fernando Casagrande Pereira; pela diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAAPR), Fabiano Baracat; e pela conselheira estadual Maira Fonseca.
Por meio do Programa 6º Ano 2.0, a advocacia iniciante passa a contar também com benefícios como o AASP Gerenciador, uma plataforma digital integrada para otimizar a administração das principais tarefas do escritório; um sistema de intimações moderno que utiliza Inteligência Artificial para indicar jurisprudência, doutrina e cursos relacionados a decisões; além de acesso à Biblioteca Digital com milhares de obras; ferramentas de Cálculo Judicial; uma plataforma de Assinatura Digital; um banco de dados com mais de 9 milhões de decisões e julgados para consulta e pesquisa; e outros benefícios.
“O 6º Ano foi concebido pela presidente Marilena Winter, que honrou a mim e a diretora Fernanda Valério com a missão de estruturar um programa que pudesse oferecer o máximo possível a quem vai começar a advogar, sobretudo aqueles que têm a genuína vocação do advogado, que é a capacidade de se apaixonar pela causa alheia”, disse Luiz Fernando Pereira. “Se vocês tiverem esse entusiasmo, têm quase todo caminho traçado. Mas há também a incerteza do mercado repleto de concorrentes, e essa parte – a da incerteza – é que tentamos reduzir com o Programa 6º Ano, apresentando máximo de condições materiais para auxiliá-los”, completou.
Pereira esclareceu que além das novidades trazidas pela parceria com a AASP, o Projeto 6º ano 2.0 – Jovem Advocacia segue oferecendo acesso gratuito ao JusBrasil durante 12 meses, Certificado Digital gratuito, inscrição gratuita na Sociedade Individual, suporte contábil gratuito, linhas de crédito especiais no Sicoob, orientação da OABPrev PR, pacote com 90% de descontos nos Cursos da ESA, auxílio para atuar na advocacia dativa, Pin e adesivo de estacionamento para acesso ao Judiciário, além de uma série de benefícios da CAA-PR.
Desde o seu lançamento, o programa já beneficiou mais de 10 mil advogados paranaenses que ingressaram nos quadros da Ordem. A adesão ao projeto ultrapassa 90% e o índice de aprovação chega a 97%. “Os bastidores de um projeto como este são de muito trabalho, planejamento, reuniões, muitos acordos, portanto é uma iniciativa muito querida por todos nós, principalmente porque atende aqueles que estão começando. Quando tivemos a possibilidade de melhorar aquilo que já era bom, trazendo a parceria com a AASP, ficamos muito felizes”, destacou Marilena Winter.
O presidente da AASP, André Almeida Garcia, enalteceu o suporte oferecido por instituições como a OAB e a AASP aos profissionais da advocacia. “A AASP foi criada há mais de 80 anos para acolher as demandas da advocacia e seguimos no nosso papel de implementar a cultura jurídica. Temos a AASP Flix, com mais de 3 mil horas de cursos EAD; a nossa plataforma de assinatura digital, com acesso gratuito para todos os associados, além da Biblioteca Digital com mais de 40 mil obras; o AASP Conecta que faz a aproximação profissional. Convido a todos para que conheçam os nossos serviços e aproveitem os benefícios que passam a contar por meio do Projeto 6º Ano”, disse.
Suporte e dignidade
O Programa 6º Ano 2.0 foi recebido com entusiasmo pelos compromissandos. Para a advogada Taciane Ribeiro, de 24 anos, o projeto fará a diferença no cotidiano para pesquisa e consulta. “É muito inovador”, disse, destacando as ferramentas de busca de processos físicos e jurisprudência.
Na avaliação de Caroline do Nascimento, a iniciativa da OAB Paraná atende às demandas de muitos profissionais em início de carreira. “Tem muita gente que, como eu, pretende abrir o seu escritório e muitas vezes a vida financeira não é excelente. Quando a OAB lança esse programa, ela cumpre seu papel de ser um porto seguro, principalmente para os iniciantes”, afirmou.
José Augusto Amaral Patruni Filho, de 22 anos, contou que pretende aproveitar todos os benefícios. “Já tinha ouvido falar do 6º Ano, sabia da parceria com o JusBrasil, mas não conhecia os detalhes. Farei bom proveito dessas ferramentas”, disse.
“Achei uma atitude extremamente importante da OAB Paraná, que nos dá segurança e estabilidade, principalmente neste momento que mais precisamos de apoio. A OAB nos proporcionou essa possibilidade para atuar com transparência e dignidade”, avaliou Marlus Almeida, de 50 anos.
Novos Advogados
A leitura do juramento foi proferida pelo advogado Marlus Groxko de Almeida. Coube aos advogados Camila de Siqueira Manoel e Ezequiel de Barros Lage a saudação em nome dos demais colegas. “Recebemos um chamado para proteger a justiça e garantir que a voz de cada cidadão será ouvida. Vivemos tempos desafiadores em que a verdade e a justiça são postas à prova. É justamente nessa situação que a advocacia se faz mais necessária”, disse Camila.
“O sentimento de cada um de nós hoje deve ser a gratidão por participar deste momento. Gratidão é reconhecimento. À OAB, a Deus pela vida. Temos um árduo trabalho pela frente, pois todos os dias vemos tentativas de distorcer o direito. Que possamos refletir sobre o papel da Justiça. E que nosso pacto seja pela promoção da justiça e da equidade. A advocacia, disse Sobral Pinto, não é profissão para covardes”, pontuou Ezequiel.
A saudação aos novos colegas ficou a cargo da conselheira estadual Maíra Fonseca. Inspirada no espírito das Olimpíadas, a advogada propôs reflexões a partir da importância das causas para a vida dos clientes. “Que medalha os senhores vão buscar quando saírem daqui hoje? Me parece que a medalha que devemos buscar é a do reconhecimento do nosso cliente, que é o que nos faz ir para casa com a sensação de trabalho cumprido”, disse.
“A maior conquista para mim é quando escuto do meu cliente que tenho o tino da advocacia. Quando o cliente percebe o bem conduzir do caso. E o que significa tino? Significa capacidade de julgar, ter juízo e sensatez na nossa atuação. Capacidade de prever, pressentir. Ter tino significa capacidade de caminhar no escuro. Então o que fazer para galgar a medalha do reconhecimento do tino profissional? Podemos praticar a advocacia, mas muito mais do que praticar, precisamos ser advogados. Mais do que profissão, significar ter múnus público. A partir de agora, são agentes indispensáveis à administração da Justiça”, frisou Maíra.
Ao encerrar a solenidade, Marilena Winter frisou a importância da constante reinvenção e de ter sempre em mente a essência do compromisso. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência. A dignidade da nossa profissão foi reconhecida pela sociedade, reconhecida historicamente a ponto de ser, quiçá, a única profissão que está na Constituição”, destacou. “Com independência, que vem da defesa das nossas prerrogativas, essência de uma profissão que precisa abrir caminhos para defender aqueles que não têm voz, para defender as liberdades. Prerrogativas são a nossa arma para lutar contra as injustiças”, disse Marilena. “Sejam muito bem-vindos, contem sempre com a OAB”, concluiu.