O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, deu posse nesta quinta-feira (13) aos membros do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). O órgão será presidido pelo advogado Renato Andrade. O ex-conselheiro federal da OAB sucede a advogada Eunice Martins e Scheer.
A nova gestão irá priorizar a orientação aos advogados, com foco na prevenção. “É evidente que o TED tem uma função punitiva, ele deve ser célere, acolhendo sempre a ampla defesa e o contraditório, mas precisamos explorar mais a função de orientação”, disse o presidente da seccional.
Telles pontuou ainda que a punição daqueles que não respeitam o Código de Ética da profissão é importante para a valorização da advocacia. Ele lembrou que desde o início do ano foram excluídos 27 advogados dos quadros da Ordem. “Aqui não há impunidade. Não aceitaremos advogados que infringem o Estatuto da Advocacia e o Código de Ética”, completou.
Renato Andrade destacou que o grupo irá trabalhar para manter a qualidade e a presteza dos trabalhos realizados no TED. “Esse setor procura defender e honrar cada colega que sabe defender e honrar a ética profissional”, disse. “Embora seja um trabalho difícil, é fundamental. Juntos vamos enfrentar mais esse desafio. Serão três anos de muita dedicação e estudos”, afirmou.
O corregedor-geral, Silvio Martins Viana, também aproveitou a oportunidade para reiterar o compromisso com a advocacia. O objetivo da nova gestão, disse, é contribuir para a eficácia e a transparência dos processos que tramitam na seccional.
Confira aqui a lista dos novos membros do Tribunal de Ética e Disciplina.