O advogado e professor Egas Moniz de Aragão foi homenageado pela OAB Paraná pela doação de sua biblioteca jurídica ao acervo da instituição. A placa de homenagem foi entregue pelos diretores da OAB ao professor Egas, em sua residência, no bairro Seminário, em Curitiba, nesta sexta-feira (21).
Egas Moniz de Aragão é reconhecido como um dos principais doutrinadores do processo civil brasileiro. O valioso acervo doado à OAB Paraná e que poderá ser consultado na biblioteca a ser instalada no Edifício Maringá (antiga sede da Seccional, atualmente em reformas), é formado por aproximadamente 5 mil títulos, entre obras nacionais e estrangeiras, de importantes autores do Direito, como Carnelutti e Chiovenda.
A entrega foi feita pelo presidente da Seccional, José Lucio Glomb, que leu os dizeres da placa e enfatizou a demonstração de generosidade do professor Egas, materializada na doação de seus livros, compartilhando o seu saber com todos os advogados brasileiros.
Os diretores também levaram a Egas Moniz o projeto da biblioteca que será instalada no Edifício Maringá. Segundo Juliano Breda, secretário-geral da OAB e futuro presidente da Seccional, a nova biblioteca é um símbolo do que representa Egas Moniz para a advocacia paranaense. “Criar esse espaço é uma forma de homenageá-lo através dos livros”, disse.
Egas Moniz manifestou seu carinho pelo acervo e sua intenção de dividir com as novas gerações os conhecimentos contidos naquelas obras. Ao receber a homenagem, agradeceu a generosidade dos diretores, por terem ido até a sua residência. “Essa biblioteca resume toda a minha vida, desde que comecei o curso de Direito, em 1948”, afirmou. No encontro, o professor lembrou de vários episódios de sua carreira, fez questão de mostrar a sua primeira carteira da OAB e apresentou sua análise sobre questões atuais da advocacia. Sua esposa, Isabel, também presente, afirmou que a família toda se emociona com o carinho dispensado pelos advogados ao professor.
Estiveram presentes na casa do homenageado, no último ato oficial da atual gestão, todos os diretores: José Lúcio Glomb, César Augusto Moreno, Juliano Breda, Juliana Colle Bretas e Guilherme Kloss Neto, além do presidente da 4ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná, Ali Haddad.