O diretor-tesoureiro da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, ministra nesta terça-feira (23/8), às 19h, aula sobre gestão na advocacia no curso de extensão e prática organizado pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Santa Catarina. Pereira abordará o tema “Atendimento do cliente: o elemento mais importante da advocacia”.
A gestão de escritórios de advocacia não faz parte da grade curricular do curso de Direito. “Os novos advogados saem sem nenhuma noção do que seja empreendedorismo, gestão dos escritórios, gestão de informação, controladoria, precificação ou marketing jurídico. E isso é fundamental para quem quer montar um escritório”, observa Pereira.
Para o advogado e professor, é importante que a OAB se envolva em cursos como esse para suprir a lacuna deixada pelas faculdades. “Minha abordagem será sobre atendimento do cliente. Falarei as técnicas de atendimento para elevar o nível de satisfação do cliente. Também sobre pesquisa de satisfação, que é uma forma de mensurar o grau de satisfação dos clientes”, explica.
Pereira destaca, numa síntese, que a advocacia não tem departamento comercial para vendas. “A única forma de conseguir mais contratos é pela indicação dos atuais clientes. As pesquisas mostram que clientes satisfeitos ficam no escritório, mas não indicam. É preciso que o cliente esteja entusiasmado. E para isso, além de ser bom advogado, é preciso manter um bom atendimento”, recomenda.
O curso sobre gestão na advocacia integra a programação do Mês da Advocacia na OAB Santa Catarina.