Atendendo a uma antiga reivindicação da advocacia paranaense, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lança nesta quarta-feira (28) um serviço que permitirá ao profissional atuar nos processos de defesa e recurso de infrações de trânsito de forma completamente digital. O lançamento será realizado às 16h, na Sala do Conselho da OAB Paraná (1º andar).
A facilidade será disponibilizada no portal www.detran.pr.gov.br, na área Detran Fácil, de modo que o advogado não precisará se deslocar até uma unidade do Departamento. Para o primeiro cadastro é necessário preencher o formulário digital, que vincula a conta do advogado ao certificado gerado pelo Tolkien de identificação profissional da OAB Paraná.
Passo a passo
Ao abrir o sistema, haverá o ícone “Procurador”, exclusivo para os recursos abertos em nome de terceiros. Depois, basta seguir os passos dos recursos presenciais:
– determinar o tipo de recurso: de habilitação ou auto de infração, informando os dados da notificação, CNH, auto ou Renavan do veículo;
– preencher os dados pessoais do outorgante, para que o sistema informe também o cliente dos avanços no processo;
– inserir a defesa e os documentos necessários para a tese recursal;
– anexar a procuração em formato digital.
Concluído o envio, o sistema envia automaticamente um código para validação e todos os avanços no processo são informados via e-mail ao advogado e ao cliente. O outorgante continua recebendo a carta com o resultado dos recursos, enquanto o advogado pode realizar o acompanhamento via site.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Detran