Dedicação e boa técnica são as ferramentas de marketing do advogado

No terceiro dia de palestras da Semana do Advogado, promovida pela OAB Paraná, o ex-presidente da Seccional e atual vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Alberto de Paula Machado, mostrou como o profissional pode dar publicidade aos seus serviços sem ferir preceitos éticos fundamentais da advocacia. “Boa técnica, rigoroso cumprimento dos preceitos éticos e dedicação às causas de seus clientes são as melhores ferramentas de marketing que um advogado pode ter”, disse. Alberto de Paula Machado e o professor René Ariel Dotti, que apresentou o tema “Lições práticas de advocacia”,  foram os palestrantes desta quarta-feira (11).
O vice-presidente da OAB destacou que a advocacia não é uma atividade empresarial. Possui normas claras e expressas a respeito da propaganda, que acabam por proteger a própria advocacia. “Permitir esse viés comercial seria o primeiro passo para o fim da nossa profissão”, afirmou. De acordo com Alberto de Paula Machado, o advogado tem todo o direito de se apresentar à comunidade, oferecendo os seus serviços, mas com moderação e pelas vias permitidas pelo Código de Ética. Exemplos de práticas incompatíveis com a ética advocatícia são o envio de mala direta     à população com publicidade dos serviços ou a publicidade exagerada que divulgue nomes de clientes e causas ganhas. Para o vice-presidente, é produzindo artigos, especializando-se, atualizando-se, informando-se e estudando permanentemente que o advogado torna-se referência para os clientes e obtém prestígio perante os colegas.
Alberto de Paula Machado falou também da preocupação da OAB com a atuação de pessoas jurídicas que contratam advogados e funcionam como empresas de prestação de serviços jurídicos, burlando dessa forma a fiscalização e as normas da Ordem. O mesmo ocorre com entidades sociais que também oferecem esses serviços, sendo criadas supostamente para a defesa de interesses de algumas categorias. “Estamos tentando inibir a conduta dessas empresas fazendo o controle disciplinar dos advogados que prestam serviços a elas”, explicou.
O ciclo de palestras termina quinta-feira (12), às 19h, com a participação do velejador, medalhista olímpico e ex-secretário de Esportes de São Paulo, Lars Grael. “Desafios de Viver” é o tema de sua palestra, onde aborda a sua experiência na conquista de vários títulos e os desafios que enfrentou ao sofrer um grave acidade que o afastou por um longo período da prática desportiva. O valor arrecadado com a inscrição na Semana do Advogado será revertido integralmente ao Instituto Rumo Náutico – Projeto Grael, que atende crianças e jovens, promovendo a integração entre o desporto, a educação e a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *