Debate sobre mudanças trazidas pela Lei 12.403 tem inscrições esgotadas

A mais recente reforma na legislação processual penal no Brasil, trazida pela Lei 12.403, que entrou em vigor nesta segunda-feira, será um dos assuntos em discussão no Seminário Nacional de Segurança Pública e Execução Penal, realizado pela OAB Paraná de 7 a 9 de julho. Estarão em Curitiba para debater o assunto alguns dos mais conceituados juristas da área penal no país, entre eles os professores Eugênio Pacelli de Oliveira e Aury Lopes Júnior.  Eugênio Pacelli fez parte da comissão que elaborou o projeto de alterações do Código de Processo Penal. As inscrições para o seminário estão esgotadas.

A Lei 12.403 trouxe inovações especialmente no que diz respeito à prisão. Ela estabelece um rol de medidas cautelares a serem aplicadas como alternativas à prisão preventiva, ampliando as possibilidades de aplicação de institutos como liberdade provisória, fiança, prisão domiciliar e monitoramento eletrônico.

Para a presidente da Comissão de Estabelecimentos Prisionais da OAB Paraná, Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias, o encontro será uma oportunidade de avaliar os efeitos dessas mudanças. “Vamos saber quais são as expectativas e as críticas, e analisar se o Estado está preparado para aplicar essas medidas de forma a não gerar impunidade”, diz. De acordo com Lúcia Beloni, a nova lei torna o Código de Processo Penal mais adequado à Constituição Federal. “A regra é a liberdade. A prisão é exceção. Com as mudanças será possível cumprir o preceito constitucional de que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”, afirma.

Além das alterações do processo penal, o seminário debaterá outros temas relacionados à execução da pena e segurança pública. Serão discutidos também direitos humanos dos presos, efeitos do encarceramento, garantias constitucionais, políticas públicas de inserção do egresso no mercado de trabalho e sistema de progressão de regime. A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, falará sobre Execução Penal no Paraná.

Confira a programação completa do seminário:

7 de julho (quinta-feira)
19h – Abertura
José Lucio Glomb (Presidente da OAB Paraná)
Lúcia Maria Beloni Corrêa Dias (Presidente da Comissão de Estabelecimentos Prisionais)
20h – Conferência
Novas Regras da Prisão e de Liberdade Provisória
Eugênio Pacelli de Oliveira (Procurador Regional da República do Ministério Público Federal)
Lançamento da 15ª edição do "Curso de Processo Penal”

8 de julho (sexta-feira)
09h – Execução da Pena de Prisão e a Segurança Pública
Palestra em vídeo