A advogada Daniela Teixeira foi indicada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar a vaga reservada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha alinha-se com a paridade de gênero que a Ordem vem defendendo para elevar a representatividade feminina no Judiciário.
Com vasta experiência na advocacia e trajetória notável, Daniela Teixeira foi conselheira federal da OAB Nacional nas gestões 2010-2012 e 2019-2021. Também compôs a diretoria do Conselho Federal como secretária-geral na gestão 2013-2015. Foi ainda vice-presidente da seccional do Distrito Federal no triênio 2016-2018. A dedicação ao sistema OAB evidencia seu compromisso com a advocacia.
“Essa importante conquista é uma continuação natural da história que essa grande advogada vem construindo”, ressalta a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, para quem a nomeação de Daniela reforça o valor de uma diversidade de perspectivas para a esfera decisória no STJ, de modo que seja alcançada uma jurisprudência mais representativa da pluralidade da sociedade brasileira.
A após publicada a nomeação no Diário Oficial da União, a advoga indicada será sabatinada no Senado, em data a ser definida. Uma vez aprovada, poderá ficar no STJ até 2046. Até então, a última mulher indicada para vaga no STJ foi a ministra Maria Regina Helena, em 2013.