Estão abertas as inscrições para várias turmas de capacitação dos advogados ao uso com as diferentes ferramentas de processso eletrônico instaladas pelo Poder Judiciário. O Projudi, utilizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, e o E-Proc V2, em funcionamento em toda região de abrangência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, são destacados nos cursos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná, na sede da Seccional e nas subseções. Os cursos, ou palestras, são realizados pelos advogados José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque e Márcio Nicolau Dumas. Até o mês de junho estão previstas 15 turmas, sendo 13 delas nas subseções de Arapongas, Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Iporã, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Prudentópolis.
São ofertados três opções diferentes de turmas. A turma mais abrangente, em termos de conteúdo, é dos cursos Capacitação em Processo Eletrônico, realizado com dois encontros, que aborda desde noções básicas de informática para trabalhar com o processo digital até a operacionalização dos processos existentes. Também está prevista palestra sobre específica sobre o Projudi, que vai acontecer em Foz do Iguaçu, na próxima quinta-feira (18), e palestra sobre o novo E-Proc do TRF 4ª Região, prevista para a Seccional, no próximo dia 23 de março e em Guarapuava, no dia 13 de maio.
A oferta de cursos e palestra sobre processo eletrônico pela ESA, é uma das ações da OAB Paraná, para orientar os advogados neste momento de transição do trabalho com petições em papel para a via digital. Conforme o presidente do TRF 4ª Região, Vilson Darós, que concluiu em 26 de fevereiro, o processo de implantação do E-Proc V2 nas 55 unidades judiciárias da Justiça Federal no Sul do país, o que mudou foi apenas o meio, sem interferir em prazos ou garantias constitucionais para os advogados e comunidade em geral. Segundo material divulgado pela assessoria de imprensa do TRF 4ª Regição, se, por algum problema, o sistema do E-Proc ficar inoperante por mais de 30 minutos, está prevista a abertura de mais um dia para os processos que estiverem no último dia do prazo. Para os advogados que não têm acesso à internet em seus escritórios, as 55 subseções da JF da 4ª Região dispõem de sala de atendimento com computadores conectados à Internet, permitindo que os advogados possam atuar nas ações virtuais nestes locais. Também está em fase de preparação uma resolução para regulamentar o sistema da Justiça Federal na região Sul do país.
Durante os cursos e palestras promovidos pela ESA da OAB Paraná, que vêm ocorrendo desde o início de 2009, os advogados são orientados sobre os novos procedimentos e forma de usar. Os interessados em participar das turmas de treinamento devem se inscrever pelo site da Seccional, na seção ESA – Cursos Presenciais (clique aqui). Além disso a Seccional oferece um serviço de atendimento aos advogados exclusivo sobre o Projudi, por meio dos telefones (41) 3250-5737 ou 3250-5783 ou pelo e-mail projudi@oabpr.org.br