O Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) é uma das iniciativas promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aprimorar o Judiciário. De acordo com o CNJ, o sistema está em funcionamento em 35 tribunais com mais de 1,4 milhão de processos e conta com quase 300 mil usuários, dois terços dos quais advogadas e advogados.
Para ampliar o alcance da ferramenta, o CNJ, em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), está lançando gratuitamente um curso de capacitação de 10 horas para uso do SEEU voltado exclusivamente para a advocacia. O objetivo é capacitar os usuários para usar todos os recursos da ferramenta.
As inscrições para o curso estão abertas até 30 de julho de 2023. Clique neste link para se inscrever.
As aulas, que serão disponibilizadas na plataforma de aprendizagem virtual do CEAJud e estarão
disponíveis a partir do dia 1º de agosto de 2023. Ao fim de cada curso, os participantes receberão certificação fornecida pelo CEAJud. Em caso de problemas com acesso ou inscrição, orientamos que seja encaminhado e-mail para ead@cnj.jus.br.
Racionalização
O SEEU tem proporcionado maior eficiência para a Justiça Criminal, racionalizando a tramitação de processos de execução penal enquanto também promove economia de recursos dos tribunais, seja na redução de tramitação de feitos físicos, seja na centralização do desenvolvimento de ferramentas específicas para a execução penal. No julgamento cautelar da ADPF 347, em 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) apontou o SEEU como ferramenta tecnológica relevante para o enfrentamento das dificuldades vividas no sistema carcerário brasileiro.