Cultura da paz e a tolerância religiosa norteiam evento promovido pela OAB Foz do Iguaçu

A cultura da paz e a tolerância religiosa nortearam evento promovido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB Foz do Iguaçu no último sábado (31/8). O encontro, realizado no Centro de Convivência dos Advogados da subseção, reuniu líderes das mais variadas crenças em um diálogo sobre suas concepções de fé e o respeito à diversidade religiosa.

O presidente da OAB Foz do Iguaçu, Vitor Hugo Nachtygal, e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da subseção, Victoria Nachtygal, enalteceram a importância da tolerância e do papel das instituições religiosas na defesa dos direitos humanos. “A missão da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos é, em sua essência, o de concretizar o papel social da advocacia conforme artigo 44 de nosso Estatuto, que prescreve a OAB como organização que tem por fim defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os Direitos Humanos e a justiça social”, destaca o presidente da subseção.

“O intuito de nossas ações é sempre o de promover os Direitos Humanos nos contextos em que se encontram especialmente vulnerabilizados, buscando também desmistificar a ideia abstrata que a sociedade e muitos advogados têm sobre o tema. Através dos diversos projetos, protagonizamos a mudança social em nossa cidade, dispondo de frentes de trabalho em prol dos migrantes e refugiados, da população carcerária, da liberdade religiosa e promoção da igualdade racial, dentre outros”, esclarece Nachtygal.

O evento foi aberto com a apresentação do grupo Afoxé Fúnmilaiyó, fundado pela Ialorixá Mãe Mariana. Em seguida, jovens do Grupo Missionário JOCUM fizeram uma apresentação teatral sobre a violência doméstica e o tráfico de pessoas.

“A ideia de promover um ato inter-religioso pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos consta de nossas atas de reunião há pelo menos dois anos. Ainda assim, só começou a tomar forma após tomarmos ciência de um caso de racismo religioso ocorrido na cidade contra um terreiro de Umbanda. Com isso e o panorama da vindoura eleição municipal deste ano, concluímos que seria de suma importância desenvolver um projeto que visasse o estabelecimento do diálogo e compreensão entre diferentes”, destaca Victoria Nachtygal.

Participaram do evento o bispo diocesano da Igreja Católica Apostólica Romana de Foz do Iguaçu, Dom Sérgio de Deus Borges; a preletora do Seicho No-Ie do Brasil, Claudines dos Santos Oliveira Bortolon; a ekedi do Templo de Umbanda Rei das Matas, Gabriela Bastos Rodrigues Correa; o representante do Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, Luciano Calheiros Lapas; a ialorixá do Ilê Asé Oju Ogún Fúnmilaiyó, Roberta Áureo; o pastor da Igreja Comunidade da Graça em Foz do Iguaçu, Roberto Monteiro; o pastor e Presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Foz do Iguaçu, Sebastião Silva; o líder religioso da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, Sheik Oussama El Zahed; o líder religioso da Sociedade Beneficente Islâmica, Sheik Mohammad Jaafar Khalil; e a missionária Scalabriana Terezinha Monteiro.

“Recebemos muitos retornos positivos dos participantes e creio que logramos êxito na conscientização e estabelecimento de diálogo entre as diversas vertentes religiosas que se fizeram presentes e aos participantes que adotaram nossa ideia e se dispuseram a conhecer mais sobre as instituições religiosas atuantes em nossa cidade e os esforços que estas empreendem na promoção dos Direitos Humanos.
Inclusive, a ideia é que o ato se repita anualmente, incentivando uma cultura de paz e respeito”, frisa a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Foz.