A criação da Comissão de Transparência e Acesso à Informação no âmbito do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi o primeiro ato da gestão de Marcus Vinicius Furtado Coêlho na presidência da entidade. Ele anunciou a instituição do órgão em seu discuro de posse, na manhã da sexta-feira (1º). A Comissão será presidida pelo conselheiro federal Luiz Cláudio Allemand, do Espírito Santo, e cuidará da aplicação da Lei 12.527/2011, a denominada Lei de Acesso à Informação, dando publicidade a todos os dados públicos da OAB.
Além de Allemand integrarão a Comissão de Transparência e Acesso à Informação os conselheiros federais da OAB José Alberto Simonetti (Amazonas), José Luis Wagner (Amapá), Walter de Agra Junior (Paraíba), Francisco Torres Esgaib (Mato Grosso), Gisele Gondin Ramos (Santa Catarina) e Leonardo Accioly da Silva (Pernambuco).
CAA
Os novos integrantes da diretoria da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) também foram anunciados na sexta-feira. Paulo Marcondes Brincas (CAA-SC) foi nomeado coordenador nacional. Também compõem a nova diretoria, como coordenadores regionais, Carlos Fábio Ismael dos Santos Lima (CAA-PB – Região Nordeste), Carlos Augusto Alledi de Carvalho (CAA-ES – Região Sudeste), Manoel Veríssimo Ferreira Neto (CAA-RO – Região Norte) e Ricardo Alexandre Rodrigues Peres (CAA-DF – Região Centro-Oeste).
Fonte: Conselho Federal