A Corregedoria-Geral da OAB Paraná iniciou na quarta-feira (16) uma nova etapa de correições nas subseções. A primeira subseção a receber o corregedor-geral Odair Vicente Moreschi foi a OAB Toledo, com a finalidade de avaliar os trabalhos de tramitação dos processos disciplinares. Dando sequência às atividades, a Corregedoria estará nesta quinta-feira (17) em Cascavel e na sexta (18) em Foz do Iguaçu. Nos dias 5 e 6 de agosto passarão por correições as subseções de Apucarana, Arapongas e Londrina.
Os trabalhos de correição, realizados pelo corregedor-geral da Seccional, acompanhado do chefe do Setor de Processos Disciplinares (SPD) da OAB Paraná, Gustavo Tuller Oliveira Freitas, e da coordenadora da Corregedoria-Geral, Juliana Dziubate, contou com o apoio e participação do presidente da OAB Toledo, Flávio Gotardo Coelho de Souza Furlan; da vice-presidente Fabiano José Bordignon, do secretário-geral adjunto Paulo Jose Loebens, do tesoureiro Jackson Heim e do coordenador de Processos Disciplinares na subseção, Norton Emmel, além dos funcionários da secretaria da OAB Toledo.
Apesar de ter um número considerado baixo de processos disciplinares na OAB Toledo, 36, o índice de redução de processos no último ano foi de apenas 18%, número considerado baixo em comparação com a médias nas demais subseções por onde a Corregedoria já esteve visitando, que no último ano conseguiu reduzir em média, 62% dos processos. Ainda em Toledo foram verificados alguns problemas pontuais com relação aos procedimentos adotados pela secretaria no tramite dos processos, como não cumprimento dos prazos e a demora na devolução de carga dos processos pelos relatores.
Após a análise dos processos, Moreschi orientou os funcionários da Secretaria e a diretoria da subseção para adequação dos procedimentos conforme os parâmetros da Corregedoria-Geral e do SPD da Seccional. Também foi realizada uma palestra de orientação aos conselheiros relatores da subseção para melhoria e padronização dos procedimentos.
As atividades de correição continuam nesta quinta-feira (17) em Cascavel e na sexta-feira (18) será em Foz do Iguaçu. Criada em 2013, a Corregedoria-Geral da OAB Paraná, iniciou neste ano de 2014 as correições nas subseções onde há conselho para verificar no local o andamento dos processos e os procedimentos adotados. Os trabalhos de correição já aconteceram em Maringá, Paranavaí, Umuarama e Campo Mourão.
Fotos: Ewerton Moreira