Coronel Domingos Soares será uma das primeiras cidades a receber a estrutura dos postos avançados da Justiça (E-Fórum)

Em reunião com representantes da OAB Paraná nesta sexta-feira (14/04), o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR),  desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, anunciou a implantação de postos avançados da Justiça em cidades com a possibilidade de se tornarem comarcas. Um dos primeiros municípios a receber  projeto E-Fórum será Coronel Domingos Soares, na região Sul do estado.

Segundo Keppen, o E-Fórum funcionará como uma extensão dos Fóruns das Comarcas, a exemplo de Palmas, nas cidades onde não há a presença do Judiciário. Os postos avançados oferecerão a estrutura necessária para que advogados e jurisdicionados não precisem sair da cidade para audiências e outros serviços. A corte estuda a instalação de inúmeros postos avançados no Paraná, após consultada a OAB.

A previsão do TJ-PR é que a nova estrutura esteja operando em Coronel Domingos Soares ainda este ano. “Esse posto avançado é um conceito novo, a ideia é que seja uma unidade integrativa do Fórum, para evitar o deslocamento das pessoas”, destacou Keppen.

O conselheiro estadual Eduardo Tobera, da OAB Palmas, destacou o simbolismo da iniciativa.  “O E-Fórum fará a presença física do Poder Judiciário nas cidades onde não há esse acesso. Agora as audiências poderão ser feitas nestes anexos, com a presença de servidores qualificados para auxiliar os jurisdicionados e advogados. Isso trará muita segurança  para a cidade”, destacou.

“O acesso à Justiça deve ser para todos os cidadãos, isso é primordial e deve ser efetivamente garantido conforme nosso ordenamento jurídico. Esse projeto é inovador, nos traz uma segurança e atende um pleito antigo da comunidade, demostrando que a Justiça deve estar onde é necessária e solicitada. Assim, se materializa, na cidade de Coronel Domingos Soares, que faz parte da nossa subseção, a presença do Judiciário”, observa a conselheira seccional Karina Camargo Lorenzet.

A advocacia paranaense foi representada pelo vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, que também enalteceu a iniciativa, e pelos conselheiros estaduais Eduardo Tobera Filho e Karina Camargo. Também estiveram presentes o prefeito de Coronel Domingos Soares, Jandir Bandieira; o presidente da Câmara Municipal João Evandro; o vereador Alberto Knolseisen; a procuradora geral do município, Neyva Carvalho; e  o assessor jurídico João Lustosa.