O que é?

A OAB/PR e o INSS assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para implementar o INSS Digital. Por meio do sistema digital, o advogado, devidamente cadastrado na OAB, pode efetuar requerimentos de serviços e benefícios, bem como acompanhar e gerenciar processos administrativos na modalidade à distância.

Funcionalidades

• Requerimentos de aposentadorias (idade, rural, PcD, tempo de contribuição)
• Solicitação e cancelamento de Certidão de Tempo de Contribuição;
• Outros requerimentos: Acréscimo de 25%, isenção de IR, etc.
• Outros benefícios: Auxílio-acidente, benefício assistencial, auxílio-reclusão, pensão por morte, pensões especiais, salário-maternidade.
• Outros serviços: Revisões, recursos e cópias de processos, entre outros.

Como pode se cadastrar

O cadastro pode ser feito pessoalmente na OAB ou por Processo Eletrônico da OAB, que pode ser acessado pelo link:
https://www.oabpr.org.br/inss-digital/

Os contatos do setor de Processo Eletrônico da OAB/PR são: (41) 3250-5783 ou (41) 3250-5738 ou por e-mail: cadastroinss@oabpr.org.br

Acesso

O acesso pode ser feito pelo site https://novorequerimento.inss.gov.br/ (Gerid), com login e senha. Caso tenha esquecido a senha, é possível entrar em contato com cadastroinss@oabpr.org.br
Se houver alguma informação de erro ao acessar o sistema, realizar limpeza no cache do navegador (CTRL+SHIFT+DELETE), e depois digitar o link de acesso novamente: novorequerimento.inss.gov.br

Indisponibilidade dos Sistemas

No caso de indisponibilidade dos sistemas e havendo prazos a cumprir, é importante acessar link abaixo, verificar se o sistema registrou a indisponibilidade, tirar um print da informação e depois apresentar ao processo para que o prazo seja devolvido.
O link para acessar as ocorrências de instabilidade ou manutenção de sistemas de atendimento do INSS é:
https://www.gov.br/inss/pt-br/acesso-a-informacao/avisos-sobre-sistemas-1

Outras dúvidas de acesso

Em caso de dúvidas sobre o acesso ao INSS Digital, é possível entrar em contato pelo e-mail previdenciario@oabpr.org.br
É um atendimento realizado pela Diretoria da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/PR para esclarecimentos de dúvidas práticas sobre o uso do INSS Digital.
As dúvidas são inicialmente respondidas por e-mail e, se necessário, poderá ser agendado um atendimento online.

Duplo fator de verificação

Tem o objetivo de oferecer mais segurança nos acessos aos sistemas disponibilizados pela Dataprev. Com isso, além da conta e senha, será exigida a apresentação de um código de 6 números, fornecido pelo “Google Authenticator”, aplicativo que o advogado precisará cadastrar no próprio celular.

O passo a passo para instalar o “Google Authenticator” e configurar com o GERID está no link:
https://www.oabpr.org.br/wp-content/uploads/2023/05/GUIA_INSS.pdf

O vídeo explicativo para instalar o aplicativo “Google Authenticator” no celular e configurar com o INSS Digital pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=qqmlE5SyAPE