Constituintes paranaenses receberam homenagem da OAB Paraná

"A OAB Paraná será para sempre grata a todos os deputados e senadores constituintes, pela sua colaboração, sua participação fundamental para que a Nação mudasse. Mudasse para sempre, mudasse para melhor”. A afirmação é do presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, que destacou a atuação dos 36 parlamentares paranaenses que participaram da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, em homenagem realizada na noite de segunda-feira (2) pela Ordem. O evento reuniu na sede da Seccional representantes dos três Poderes e da sociedade civil em um reconhecimento público àqueles que participaram do processo de redemocratização do país.

O constituinte Euclides Scalco, ex-ministro chefe da Casa Civil no governo Fernando Henrique Cardoso, ressaltou que a Constituição é o esteio da democracia brasileira. “Ela é tão forte que aguentou a cassação de um presidente da República, sem consequências nefastas. Mostrou que realmente é a letra e a mãe a pátria brasileira. Esta homenagem é o reconhecimento de um trabalho de um ano e dez meses, uma Constituição que teve 61.020 emendas parlamentares e 122 emendas populares, algumas delas com mais de um milhão de assinaturas. Portanto, ela veio realmente para representar aquilo que o Brasil quer”, afirmou Scalco em nome dos homenageados.

O governador Beto Richa destacou a atuação da Ordem na busca da liberdade. “A OAB sempre participou de momentos históricos do país, de grandes lutas em defesa da democracia, agora neste ato relembrando a nossa Constituinte. Temos muito orgulho da atuação dos constituintes do nosso estado”, disse. Richa também destacou a participação de José Richa, à época senador constituinte e membro titular da Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte, nos importantes avanços na sociedade.

Para o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, os parlamentares do Paraná deixaram uma marca nacional de respeito. “Trata-se da Constituição mais duradoura da República, que permitiu ao país viver mudanças sem ruptura institucional: eleição de presidente, impeachment, eleição e reeleição, a eleição de uma mulher, várias investigações e valorização da cidadania. E o mais importante: os constituintes criaram instrumentos para que sejam feitas mudanças, para que esteja sempre em evolução”, frisou.

Receberam a homenagem os seguintes constituintes paranaenses: Affonso Camargo (in memoriam), Alarico Abib, Alceni Guerra, Airton Cordeiro, Álvaro Dias, Antonio Ueno (in memoriam), Aragão Mattos Leão (in memoriam), Basílio Villani, Borges da Silveira, Darcy Deitos (in memoriam), Dionísio Dal-Prá, Ervin Bonkoski, Euclides Scalco, Gilberto Carvalho, Hélio Duque, Jacy Scanagatta, José Carlos Martinez (in memoriam), José Richa (in memoriam), José Tavares, Jovanni Masini (in memoriam), Leite Chaves, Matheus Iensen, Maurício Fruet (in memoriam), Maurício Nasser (in memoriam), Max Rosenmann (in memoriam), Nelton Friedrich, Nilzo Sguarezi, Osvaldo Macedo, Oswaldo Trevisan, Paulo Cruz Pimentel, Renato Bernardi (in memoriam), Renato Johnsson, Santinho Furtado, Sérgio Spada, Tadeu França e Waldyr Pugliesi.

Além da presença do governador do Paraná e do prefeito Gustavo Fruet, o evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) desembargador Guilherme Luiz Gomes; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Rogério Coelho; do presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni; dos senadores Sérgio Souza e Álvaro Dias; do conselheiro federal da OAB, José Lucio Glomb, do vice-presidentes da Seccional, Cássio Telles; do secretário-geral Eroulths Cortiano Junior; do diretor-tesoureiro da OAB Paraná, José Oderci Bega; da secretária geral adjunta da Seccional, Iverly Antiqueira Dias; além de conselheiros Seccionais, familiares dos homenageados e parlamentares paranaenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *