Conselho Pleno recebe o novo presidente do TJ-PR

O Conselho Pleno da OAB Paraná recebeu nesta sexta-feira (5) o novo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), José Laurindo de Souza Netto. O desembargador tomou posse no último dia 1º de fevereiro e estará à frente da corte no biênio 2021/2022. Ele foi recebido pela diretoria da OAB Paraná e pelos conselheiros seccionais presentes na sessão, oportunidade em que expôs os eixos de atuação da gestão.

Em nome do Conselho, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, agradeceu a presença do dirigente na sessão. “Tenho certeza de que será uma caminhada exitosa porque conhecemos o seu histórico de magistrado, sua imensa capacidade. Como eu disse no discurso de sua posse, o senhor é um homem que enxerga longe, e é muito importante nesse momento de transformação termos uma pessoa sintonizada com essa realidade do mundo”, afirmou, enaltecendo a trajetória profissional ilibada do desembargador e sua disposição para o diálogo com a advocacia.

Telles declarou que a OAB está em sintonia com a premissa da democracia participativa defendida pelo novo presidente do TJ-PR, dizendo ser “o salto que a sociedade precisa dar no sentido de aprimorar o regime democrático”. O advogado frisou a importância da participação da comunidade no acompanhamento do poder público, lembrando que um eixos estabelecidos por José Laurindo de Souza Netto para a nova gestão é o aprimoramento da transparência e a participação da sociedade. “O que queremos é uma Justiça aberta, de fácil acesso, que dê respostas rápidas”, disse.

Ao saudar os presentes, o novo presidente do TJ-PR agradeceu o acolhimento da advocacia e destacou a harmonia que tem pautado o trabalho da OAB e do Judiciário. “A contemporaneidade exige cooperação mútua dentro de um propósito comum e todos temos o da realização da justiça. A coalizão e união de esforços para o objetivo comum. Além de sintonia, temos a resiliência, principalmente nesse momento. Tivemos que nos adaptar, mas o fizemos com a união de esforços”, disse.

José Laurindo de Souza Netto frisou que entre os eixos da nova gestão está o ser humano como centro do sistema de Justiça. “Sabemos da necessidade de modernização, da necessidade de enxugar a máquina. Mas não podemos esquecer da aproximação do Poder Judiciário da sociedade, da gestão colaborativa, da união de esforços”, disse.

“Quero cumprimentar o presidente Cássio Telles pela sua gestão. As considerações feitas sobre o TJ são recíprocas. É uma gestão baseada no diálogo, na defesa dos interesses da classe, de toda a estrutura e dos atores que dela participam. Sabemos das dificuldades da advocacia e somos sensíveis a essas demandas e necessidades diante dessa realidade difícil por que passamos. Sempre fui muito bem atendido aqui e assim pretendo receber os advogados. Agradeço a possibilidade de intervenção e deixo o meu abraço afetuoso a todos que se encontram nessa sessão”, concluiu.