Conselho Pleno da OAB-PR recebe agentes da Polícia Civil para falar sobre golpe do falso advogado

O Conselho Pleno da OAB Paraná recebeu representantes da Polícia Civil nesta sexta-feira (8) para relatarem os desdobramentos das investigações e da ação referente ao golpe do falso advogado. A presidente da seccional, Marilena Winter, abriu os trabalhos. Nos avisos gerais, ela agradeceu o apoio da advocacia à realização da 24ª Conferência Nacional da Advocacia, realizada em Belo Horizonte, no fim de novembro. Marielena ressaltou a qualidade dos debates e da organização, ressaltando que a conferência foi reconhecida pelo Guiness World Records como maior evento jurídico do mundo. Marilena também lamentou o falecimento do ex-presidente da seção paranaense, Eduardo Rocha Virmond. “Em vez de um minuto de silêncio peço uma salva de palmas. Que onde estiver ele possa ouvir nosso merecido aplauso”, disse.

Voltando à Conferência Nacional, Marilena mencionou o lançamento do livro organizado pela OAB Paraná, “Comentários às normas da advocacia”, feito no estande do Conselho Federal durante o evento, e a regulamentação do Cadastro Nacional de Violadores de Prerrogativas. “Não gostamos de fazer desagravo. Queríamos mesmo é não precisar fazê-los, mas como a necessidade existe, que a gente possa contar com o cadastro”, pontuou.
A presidente da OAB Paraná citou também a vitória da advocacia com a decisão do Ministério da Educação de barrar os cursos de Direito a distância. Ela mencionou ainda o pedido de afastamento do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, que foi encaminhado pela seccional após decisão por maioria do Conselho.

Falso advogado

Ao passar a palavra aos representantes da Polícia Civil, a presidente da seccional agradeceu pelo empenho e pelo serviço realizado na investigação do caso, que culminou em uma operação realizada no dia 22 de novembro no Paraná e no Ceará. Estiveram presentes os investigadores de polícia Juliana Nascimento e Estevão Santos Virginio e também o delegado Emmanoel Davi.

O delegado explicou que os agentes levaram aproximadamente um ano nas investigações até chegarem aos suspeitos. Foram cerca de 40 denúncias somente em Curitiba.

“Eles utilizam dados sobre precatórios a vencer ou vencidos e utilizam informações abertas, de acesso público, como número do processo, valores”, explicou Davi sobre o modus operandi dos criminosos. Segundo ele, esse tipo de crime se tornou mais usual após a pandemia, pois as pessoas se habituaram a resolver mais seus assuntos via WhatsApp. “Por isso a campanha preventiva é muito importante”, pontuou.

O delegado obeservou que mesmo com a operação deflagrada é preciso ficar alerta, pois as práticas de crime se disseminam e se aprimoram. “A gente vive em uma sociedade que tem inteligência artificial, deep fake. Temos que estar preparados para um mundo extremamente tecnológico, em que até mesmo a voz e a imagem do advogado podem ser forjadas”, disse o delegado.

Coordeneradora do Grupo de Trabalho em Combate ao Golpe do Falso Advogado, a secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Roberta Santiago, parabenizou o trabalho da polícia e manifestou solidariedade às vítimas. “As pessoas mais prejuducadas muitas vezes são trabalhadores, que gastaram o que têm e o que não têm na esperança de receber o valor de um processo que pode resolver a sua vida e da sua família. Gostaria de ressaltar a importância do trabalho de vocês”, disse Roberta se dirigindo aos policiais. “É muito gratificante dar um retorno aos colegas e aos seus clientes. Sabemos que precisaremos continuar contando com a ajuda de vocês no combate a esses golpes”, concluiu a advogada.

No total, foram emitidos 63 mandados de busca, 20 mandados de prisão, sendo que 15 prisões foram efetivadas.

Confira a entrevista dos policiais com mais detalhes sobre a operação