Congresso brasileiro de História do Direito reúne juristas de renome internacional

Alguns dos nomes mais importantes do Direito em todo mundo estarão em Curitiba de 29 de agosto a 2 de setembro, para o V Congresso Brasileiro de História do Direito. Serão 38 conferencistas, sendo 22 brasileiros e 16 estrangeiros. Entre os destaques estão os italianos Paolo Grossi, Pietro Costa e Paolo Cappellini e o português António Manuel Hespanha, juristas reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos relevantes.
Com o tema central “As formas do Direito – Ordem, Razão e Decisão – Experiências Jurídicas Antes e Depois da Modernidade”, o Congresso espera reunir 700 participantes no Teatro da Reitoria. O evento está sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e pela pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná.
Para o professor Ricardo Marcelo Fonseca, presidente do IBHD e diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, o congresso vai promover o diálogo entre a história e questões jurídicas da atualidade. “Conseguimos reunir um time notável de juristas, num evento que já está sendo chamado de maior congresso acadêmico na área de Direito do ano”, complementa o professor. O evento é dirigido a profissionais, pesquisadortes, professores, estudantes de graduação e pós-graduação.

Programação – A programação do Congresso é intensa, com vários painéis e conferências por dia. A abertura será no dia 29, a partir das 19 horas, com a presença de autoridades como o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o presidente da OAB-PR, José Lúcio Glomb, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto e o presidente do TRT da 9º Região, Ney José de Freitas. A seguir, haverá um painel com a presença de Pietro Costa, da Universidade de Firenze, e José Subtil, da Universidade Autônima de Lisboa.
No dia 30, às 10 horas, o professor Paolo Grossi, da Universidade de Firenze, recebe o título de Doutor Honoris Causa da UFPR, em sessão solene do Conselho Universitário da UFPR. Ele irá proferir uma aula magna na ocasião, com o tema “A identidade do jurista, hoje”. As conferências serão retomadas às 14h30, prosseguindo até as 20 horas, em três painéis consecutivos, abordando temas como “Historicidade e Humanismo no pensamento jurisfilosófico do Brasil”, com Antonio Carlos Wolkmer (UFSC) e “A hermenêutica nas nuvens. Ou como está mudando nosso conceito de interpretação jurídica”, com Paolo Cappellini (Universidade de Firenze).
Dia 31, das 9 às 12 horas, no prédio histórico da UFPR, haverá apresentação de trabalhos inscritos no Congresso por professores e estudantes de todo Brasil. No Teatro da Reitoria, os debates serão retomados às 14h30. A partir das 17h45, haverá o lançamento coletivo de diversas obras jurídicas, entre elas “Paixões do jurista: amor, memória melancolia, imaginação”, de Carlos Petit (org) e “Atores, territórios e redes de poder entre o antigo regime e o liberalismo”, de José Subtil. Em seguida, a partir das 18h30, haverá um painel reunindo Francesco Macario (Universidade de Roma III) e Carlos Petit (Universidade de Huelva).
Nos dias seguintes a programação reunirá mais uma vez juristas renomados. António Manuel Hespanha (Universidade Nova de Lisboa) fará a última conferência, às 18h30 do dia 02, com o tema “Tomando a história a sério – código dos homens e ordem de Deus na era da exegese”. A mesa de encerramento terá o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, o jurista Paolo Grossi, o presidente do Instituto Latino Americano de História do Direito, José Ramón Narváez Hernandéz, e Ricardo Marcelo Fonseca, organizador do congresso, que assume no mesmo dia o Instituto para mais um mandato como presidente.
A programação completa está no site www.ibhd.org.br.