Maicow Régis Mercer defendeu a construção de uma nova estrutura, ponderando que o atual fórum tem mais de 40 anos e várias deficiências estruturais. “Temos um fórum descentralizado – metade num lugar, metade no outro; um na região central, com acessibilidade, o outro sem nenhuma acessibilidade. O ponto de ônibus para o jurisdicionado mais próximo foca a um quilômetro. A dificuldade de acesso é grande”, relatou.
“Buscamos que seja um fórum central, com estrutura para crescer. No futuro, quem sabe, brigar pela entrância final. Demandas já temos, o que não temos é espaço. Temos, por exemplo, a mesma quantidade de habitantes que Pato Branco, que já tem entrância final. Nós, na mesma situação, não conseguimos porque não temos um lugar para que isso seja estabelecido”, pontuou o presidente da OAB Telêmaco Borba.
Ao tomar conhecimento da situação, o presidente do TJ-PR afirmou que a reivindicação terá prioridade. O Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ já elaborou um estudo de projeto do novo Fórum. O engenheiro civil Alexandre Arns Steiner, diretor do DEA, explicou que a proposta do projeto prevê a reforma das duas estruturas já existentes e a construção de uma edificação de seis pavimentos no terreno dos fundos, onde atualmente está o estacionamento do fórum. A nova estrutura terá 2.299 metros quadrados de área construída.