O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, e o presidente da subseção de Santo Antônio da Platina, Ailson Levatti, fizeram parte de uma comitiva que se reuniu na tarde desta terça-feira (12/9) com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen, para tratar da construção de um novo fórum para aquela comarca.
Também participaram da reunião a diretora do fórum, juíza Hellen Regina de Carvalho Martini Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Muniz Gonçalves, e o vereador José Jaime Paula Silva.
Ailson Levatti disse que o objetivo da visita foi reforçar a demanda da comunidade local por novas instalações para o fórum. Em março, as autoridades do município levaram o pedido ao TJ e havia a expectativa de início das obras neste mês de setembro.
“A reunião foi muito produtiva. Saímos bastante entusiasmados e esperançosos de que a licitação para as obras poderá ser realizada já no mês de outubro. Valeu o esforço e o empenho da advocacia e dos representantes dos poderes públicos nessa luta que é de toda a sociedade de Santo Antônio da Platina”, disse Levatti.
De acordo com o vice-presidente da OAB Paraná, que tem acompanhado reuniões no Tribunal de Justiça com representantes de diversas comarcas, o intuito da seccional, ao apoiar essas causas, é exclusivamente melhorar e garantir a efetiva prestação jurisdicional no primeiro grau. “As estruturas existentes vão se tornando precárias para atender a crescente demanda da sociedade, e o aumento no volume de processos e audiências”, explicou.
No caso do atual fórum de Santo Antônio da Platina, segundo Deneka, há também problemas sérios de acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência, situação que torna ainda mais urgente a construção de uma nova estrutura.