A diretoria da OAB Paraná acompanhou na tarde desta terça-feira (16) uma comitiva de Araucária em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Renato Bettega. O grupo, integrado por representantes da Subseção, do judiciário da comarca e autoridades do executivo e do legislativo, pleiteou a criação de uma nova Vara Criminal.
De acordo com os integrantes da comitiva, a Vara Criminal de Araucária possui atualmente 3.900 processos em andamento. A média de distribuição é de 2.500 processos/ano. Segundo o juiz de Direito Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, titular da Vara, a unidade atingiu o limite técnico.
“Até 2012, a situação da Vara era bastante precária. Com muito esforço e dedicação, o Dr. Ricardo e os servidores, transformaram a vara com números bons. Hoje até com o bom trabalho eles realizam ainda temos alguns atos de urgência que ficam parados. Se você pedir uma certidão que não é urgente ela não vai ser feita em 24h como a lei manda, ela será feita em 30 dias. É fundamental uma nova vara”, explicou o secretário-geral da OAB Araucária, José da Costa Valim Neto. Também estiveram presentes na sessão o vice-presidente da seccional, Airton Molina, o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros.
A subseção de Araucária vem apoiando a causa, auxiliando em mutirões e buscando melhorias para auxiliar nas demandas. “Com o aumento da criminalidade e do número de processos na Vara Criminal, alguns atos acabam tendo falhas em função da grande demanda e da falta de funcionários. A criação de uma nova vara vai aliviar a crescente demanda da atual Vara Criminal, que tem um trabalho brilhante”, avalia a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/PR), Claudiana Fila.
O presidente do TJ-PR afirmou que não irá medir esforços para resolver a questão. Bettega destacou que a pauta é comum a outras comarcas da Região Metropolitana de Curitiba. “Vamos analisar as circunstâncias para equacionar a situação. A nossa preocupação é defender o 1º grau e atender o jurisdicionado com qualidade. Farei o possível para chegar a uma solução”, garantiu.