Comissões da OAB-PR reúnem mais de 300 advogados em ação voluntária no Centro da capital

O Dia da Cidadania reúne 33 Comissões da OAB Paraná desde o início da manhã deste sábado (22/6), na Praça Santos Andrade. Mais de 300 profissionais atuam voluntariamente na orientação jurídica gratuita à população, aproximando a instituição da comunidade.

O Direito das Famílias foi uma das áreas mais procuradas, com recorde de atendimentos para esclarecer questões relacionadas a alimentos, direito das sucessões, divórcios e outros assuntos. “Desde os primeiros momentos do dia já tínhamos uma fila de pessoas aguardando a orientação. Temos mais de 25 voluntários presentes e sem esse engajamento da comissão não teríamos como atender tantas pessoas buscando seus direitos. Estamos muito felizes por essa troca com a comunidade”, destaca a advogada Luciana Xavier, presidente da Comissão de Direito das Famílias.

Outra área bastante demandada foi o Direito à Saúde. Além da orientação jurídica, a comissão firmou um convênio com o curso de Medicina da Universidade Mackenzie que possibilita a aferição da pressão, a realização de testes de glicemia e ainda oferece informações sobre questões relativas à saúde. “Estamos conseguindo fazer uma abordagem bem abrangente nos atendimentos hoje. Ao receber as pessoas verificamos muitas vezes a carência de entendimento de pequenos direitos, muitas não sabem onde procurar a Defensoria, o Juizado Especial”, conta a advogada Melissa Kanda, presidente da Comissão de Direito à Saúde.  

A Comissão de Juizados Especiais também recebeu muitas pessoas ao longo da manhã e está prestando orientações sobre os caminhos de acesso aos Juizados Especiais, aos foros descentralizados mais próximos da residência de cada cidadão, além dos caminhos jurídicos para se informar e alcançar a solução de problemas. “Muitas pessoas não sabem nem por onde começar, é muito gratificante estar aqui voluntariamente, saber que a orientação prestada auxiliará na resolução mais simples e rápida do problema”, destaca Mauricio Carvalho, vice-presidente da comissão da seccional.

A advocada Fabiana Longhi, membro da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, destaca a satisfação dos voluntários em atuar na ação promovida pela OAB Paraná. “Estamos aqui para orientar a população sobre os direitos da pessoa idosa, direitos das famílias e outros assuntos que em geral atingem a pessoa idosa, como questões relativas à saúde e ao superendividamento. Estamos felizes em estar aqui orientando sobre esses direitos. Há uma carência grande de esclarecimentos”, pondera.

Paralelamente à atuação da Comissões da OAB Paraná, o Dia da Cidadania conta também serviços oferecidos por outras instituições que aderiram ao convite da seccional. Um deles é oferecido pela Assessoria de Direito Humanos e Política para Mulheres da Prefeitura, que disponibilizou o Ônibus Lilás para levar informações e distribuir cartilhas que tratam do enfrentamento da violência de gênero.

“O Ônibus Lilás é uma iniciativa que visa o enfrentamento à violência contra a mulher. Temos um consultório para atendimento e uma psicóloga presente. Sempre que estamos nestes espaços as mulheres se sentem à vontade para compartilhar suas experiências e estamos aqui para orientar”, esclareceu a servidora Patrícia Belle.

A Urbs – Urbanização de Curitiba também está presente no evento e disponibilizou um posto de atendimento para emissão dos cartões de ônibus Usuário, Curitiba + e para idosos.

A população também encontra orientações sobre doação de órgãos em parceria com Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg), medição de pressão e glicemia e apresentações musicais, incluindo o Coral da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR).